Rio recebe 135 respiradores que vão equipar as UTIs dos hospitais de campanha - Divulgação
Rio recebe 135 respiradores que vão equipar as UTIs dos hospitais de campanhaDivulgação
Por O Dia
Rio - O Rio recebeu na manhã desta segunda-feira (25), no Aeroporto Internacional do Galeão, 135 aparelhos respiradores importados pela organização social Iabas de um fornecedor chinês para serem distribuídos pelos hospitais de campanha do Estado do Rio. Os aparelhos vieram em um avião cargueiro fretado pelo Iabas exclusivamente para trazer os aparelhos da cidade de Shenzhen, na China, com escalas em Miami e Manaus. Os respiradores estão no terminal de cargas do Galeão, já liberados pela Receita Federal e aguardando autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem imediatamente levados aos hospitais.

De acordo com o Iabas, os 135 ventiladores vão ser distribuídos pelos hospitais de campanha de São Gonçalo, Nova Iguaçu e Caxias, que serão os próximos a entrarem em operação. Cada um desses hospitais receberá 40 aparelhos, e os outros 15 restantes irão reforçar a UTI do hospital de campanha do Maracanã, já em funcionamento.

Ao todo, o Iabas comprou 500 respiradores da empresa Shenzhen Comen Medical. Um cargueiro com mais 50 respiradores deve sair de Shenzhen ainda esta semana, e outros 50 aparelhos devem ser enviados na semana que vem. O calendário de entrega dos aparelhos comprados na China vai até junho. A organização social diz que já tem 91 aparelhos em operação, e que deve receber outros dez comprados no Espírito Santo. Somando aos 500 comprados na China, os hospitais do Rio vão contar com 601 aparelhos.

Hospitais de São Gonçalo e Nova Iguaçu

O médico Hélcio Watanabe, superintendente do Iabas, informou que o hospital de campanha de São Gonçalo será aberto nesta terça-feira (26) e já estará pronto para receber os primeiros pacientes na quarta-feira, o que dependerá do sistema de regulação. No momento, antes da entrega desses novos aparelhos, a unidade já conta com dez respiradores em UTIs. Com os 40 importados da China, passará a operar com 50. Após a chegada dos próximos carregamentos, o objetivo do Iabas é que todos os 80 leitos de UTI tenham respiradores. No total, a unidade terá 200 leitos.

A previsão do Iabas, de acordo com Watanabe, é entregar o hospital de campanha de Nova Iguaçu na sexta-feira (29) e o de Caxias na segunda-feira (1/6), já com os novos respiradores importados da China. Cada aparelho custou US$ 15 mil dólares, fora as despesas com transporte e importação, que são do comprador. Os aparelhos são de alta tecnologia, com bateria de lítio, e pesam 350 quilos cada.