O mago das vendas

Conhecido pelo estilo irreverente, o apresentador Ciro Bottini, morador da Barra, ensina como vender mais durante a pandemia

Por O Dia

Ciro Bottini se tornou conhecido nacionalmente na estreia do canal de vendas Shoptime, há 25 anos
Ciro Bottini se tornou conhecido nacionalmente na estreia do canal de vendas Shoptime, há 25 anos -

Ele é capaz de vender até geladeira para esquimó. Ciro Bottini se tornou conhecido nacionalmente na estreia do canal de vendas Shoptime, há 25 anos. E ainda hoje é uma das estrelas da emissora. O jeitão divertido e original de vender produtos conquistou o público e rendeu convites para palestras e publicação de livros ao longo dos anos. Afinal, todos querem saber os segredos do apresentador de 55 anos, natural de São Paulo e morador da Zona Oeste.

Durante a pandemia, quando empreendedores se encontram apreensivos, Ciro aparece mais uma vez como inspiração. Ele lançou o livro 'Vender! Vender! Vender!', com dicas para manter o negócio ativo apesar dos empecilhos causados pela quarentena. "Para vender neste momento de crise precisamos usar, ao máximo, as redes sociais e, dessa forma, aumentar a produtividade fazendo mais com menos. A propaganda digital é o melhor caminho para chegar até o seu cliente já que ele está dentro de casa. Além disso, o custo por aquisição é baixo", ensina.

Para o autor, a fórmula para ampliar o faturamento é aumentar a conversão. "É um período que temos menos clientes e, por isso, o índice de fechamento precisa subir. Isso significa ser mais eficiente e convincente na apresentação dos produtos e saber fechar a venda", diz Ciro, sugerindo manter o foco nas vendas online e por meio de mídias sociais.

"Hoje em dia, com um pequeno investimento, já é possível fazer bons vídeos. E nada melhor do que aproveitar esse momento para ter sucesso. O WhatsApp é uma super ferramenta que permite contato direto de qualquer empresa com seus clientes e também com outras empresas. Deve ser usado com frequência por qualquer segmento, e não apenas para gerar vendas, mas para entregar conteúdo de qualidade. O bom atendimento é um dos principais diferenciais dos grandes vendedores", afirma Ciro, que criou, em 2018, a empresa Máquina de Propaganda.

VENDAS ONLINE AUMENTAM

Com os comércios fechados na quarentena, as vendas pela internet ganharam força. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), nas duas primeiras semanas de abril, houve um aumento de 30% no número de transações. Neste contexto, Ciro Bottini dá uma série de orientações. "Anuncie seus produtos e serviços regularmente com fotos e vídeos, convide seus clientes para eventos, promoções e lançamentos. Isso vale para agora e também para depois, quando tudo voltar ao normal. Seja no ambiente virtual ou de forma presencial. Suas vendas vão aumentar muito, sem dúvidas".

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