Ciro Bottini se tornou conhecido nacionalmente na estreia do canal de vendas Shoptime, há 25 anos - Saulo Soares
Ciro Bottini se tornou conhecido nacionalmente na estreia do canal de vendas Shoptime, há 25 anosSaulo Soares
Por O Dia

Ele é capaz de vender até geladeira para esquimó. Ciro Bottini se tornou conhecido nacionalmente na estreia do canal de vendas Shoptime, há 25 anos. E ainda hoje é uma das estrelas da emissora. O jeitão divertido e original de vender produtos conquistou o público e rendeu convites para palestras e publicação de livros ao longo dos anos. Afinal, todos querem saber os segredos do apresentador de 55 anos, natural de São Paulo e morador da Zona Oeste.

Durante a pandemia, quando empreendedores se encontram apreensivos, Ciro aparece mais uma vez como inspiração. Ele lançou o livro 'Vender! Vender! Vender!', com dicas para manter o negócio ativo apesar dos empecilhos causados pela quarentena. "Para vender neste momento de crise precisamos usar, ao máximo, as redes sociais e, dessa forma, aumentar a produtividade fazendo mais com menos. A propaganda digital é o melhor caminho para chegar até o seu cliente já que ele está dentro de casa. Além disso, o custo por aquisição é baixo", ensina.

Para o autor, a fórmula para ampliar o faturamento é aumentar a conversão. "É um período que temos menos clientes e, por isso, o índice de fechamento precisa subir. Isso significa ser mais eficiente e convincente na apresentação dos produtos e saber fechar a venda", diz Ciro, sugerindo manter o foco nas vendas online e por meio de mídias sociais.

"Hoje em dia, com um pequeno investimento, já é possível fazer bons vídeos. E nada melhor do que aproveitar esse momento para ter sucesso. O WhatsApp é uma super ferramenta que permite contato direto de qualquer empresa com seus clientes e também com outras empresas. Deve ser usado com frequência por qualquer segmento, e não apenas para gerar vendas, mas para entregar conteúdo de qualidade. O bom atendimento é um dos principais diferenciais dos grandes vendedores", afirma Ciro, que criou, em 2018, a empresa Máquina de Propaganda.

VENDAS ONLINE AUMENTAM

Com os comércios fechados na quarentena, as vendas pela internet ganharam força. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), nas duas primeiras semanas de abril, houve um aumento de 30% no número de transações. Neste contexto, Ciro Bottini dá uma série de orientações. "Anuncie seus produtos e serviços regularmente com fotos e vídeos, convide seus clientes para eventos, promoções e lançamentos. Isso vale para agora e também para depois, quando tudo voltar ao normal. Seja no ambiente virtual ou de forma presencial. Suas vendas vão aumentar muito, sem dúvidas".

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