Pandemia muda comemorações de Santo Antônio

Festa de celebrações do Santa Casamenteiro será transmitida pelas redes sociais

Por Anderson Justino

Igreja de Santo Antônio em Duque de Caxias: vigário optou pelo uso das redes sociais
Igreja de Santo Antônio em Duque de Caxias: vigário optou pelo uso das redes sociais -
Rio - A pandemia da Covid-19 fez com que os religiosos se reinventassem durante os períodos de comemorações. Esse ano, por exemplo, a tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está sendo de uma forma diferente. Para evitar aglomeração de pessoas na famosa festa de rua no Centro da cidade, o padre Renato Gentile, Vigário da Diocese de Duque de Caxias, optou pelo uso das redes sociais para abençoar os devotos.

“Uma festa com um alto número de pessoas aglomeradas não é o ideal para o momento. Não podemos facilitar para que a doença continue se espalhando. É um momento de solidificar a igreja doméstica. É importante ressaltar que as pessoas aproveitem esse momento e celebrem o amor sem que tenha medo”, disse o líder religioso.

O dia do padroeiro é hoje, mas as comemorações para saudar o Santo dos milagres, conhecido como Santo casamenteiro, Protetor dos pobres e Protetor das coisas perdidas, começaram ontem. As missas, transmitidas pelo facebook, foram acompanhadas pelos fiéis que permaneceram em suas casas.

Houve entrega de comidas para o jantar de Dia dos Namorados e a igreja disponibilizou, online, a receita do saboroso pãozinho de Santo Antônio.

A festa continua hoje, com a missa dos Trabalhadores a partir das 6h. A programação do dia se encerra com uma missa pelos profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus e pelas vítimas da Covid-19.

A igreja iniciou uma campanha para arrecadar alimentos e distribuir para famílias que precisam. Os fieis devem entregar na Catedral e entre os dias 15 e 20 de junho.

A Arquidiocese do Rio recomendou que as igrejas realizem as celebrações online. As missas no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, começam às 8h e se estendem ao longo do dia.  
Segundo a Arquidiocese do Rio, a capital tem cerca de 30 paróquias dedicadas a Santo Antônio.
Programação de Dia de Santo Antônio (Duque de Caxias)

6h - Missa online dos Trabalhadores
8h - Missa online da Comunidade
10h - Missa Solene online seguida de procissão
12h - Ladainha do Santo online com bênção de água e objetos de devoção
15h - Terço da Misericórdia online
18h - Terço Mariano online
19h - Missa online pelos profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus e pelas vítimas da Covid-19
20h - Live de Louvores com Padre Cristiano
Programação Dia de Santo Antonio (Convento de Santo Antonio)

Missas, 8h; 10h; 12; 15h e 18h.
17h benção de santo Antônio

Comentários