Favela da Rocinha, em São Conrado  - Daniel Castelo Branco / Arquivo
Favela da Rocinha, em São Conrado Daniel Castelo Branco / Arquivo
Por Anderson Justino
Rio - Uma pessoa morreu e outras três ficaram pessoas ficaram feridas em um intenso tiroteio na Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, na manhã deste domingo. Entre os feridos está um policial militar da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, atingido por estilhaços. A outra vítima identificada é Jhordan Sousa da Silva, 22 anos, atingido na mão no momento em que saía da casa da namorada. O morto, segundo a PM, é um suspeito de tráfico. 


O confronto ocorreu na localidade conhecida como Largo do Boiadeiro. Nas redes sociais, moradores relataram que o confronto foi entre traficantes que estavam em um baile funk e policiais militares que tentaram acabar com o evento que acontecia no alto do morro.

Um vídeo divulgado pelo WhatsApp mostra o momento em que um grupo que frequentava o evento tenta se esconder dentro de uma farmácia.

A operação da PM vai em desencontro a determinação do Ministro Edson Fachin, do Supremos Tribunal Federal, que suspendeu ações da polícia em comunidades do Rio durante o período da pandemia da Covid-19. A liminar favorável ao pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ocorreu no último dia 5 de junho.

Segundo o ministro a polícia só pode adentrar nas comunidades em situações excepcionais, que sejam justificadas pela autoridade e comunicada ao Ministério Público do Rio.

Em nota a PM disse que "policiais militares da UPP Rocinha estavam se deslocando para assumir o serviço quando foram atacados a tiros por criminosos fortemente armados que estavam no interior de pelo menos três veículos. Houve confronto e duas viaturas foram atingidas, um dos policiais sofreu um ferimento por estilhaços no braço e foi socorrido ao Hospital Municipal Miguel Couto".
Publicidade


Ainda de acordo com a PM, outras três pessoas ficaram feridas e deram entrada na mesma unidade. Um deles, suspeito de participação no tráfico e com passagens pelo sistema prisional, não resistiu aos ferimentos e morreu. Outros dois homens foram atingidos no pé e na mão.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Homicídios da Capital, na Barra da Tijuca.