Frente fria associada a 'ciclone-bomba' causa ventania e estragos no Rio
No mar, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca, com ondas até 3,5 metros e que podem atingir a orla do Rio
Por O Dia
Rio - A madrugada desta quarta-feira foi marcada por ventos fortes na cidade do Rio. A frente fria que chegou está associada ao 'ciclone-bomba', que atingiu o Sul do país. Segundo informações do Centro de Operações (COR) foram registrados ventos fortes a moderados em diversos pontos da cidade, o que ocasionou queda de árvores e galhos. Ao todo, o COR registrou 16 ocorrências relacionadas aos ventos.
Galeria de Fotos
Ventos fortes derrubam árvores em vários pontos da cidade
Reprodução / Centro de Operações
Ventos fortes derrubam árvores em vários pontos da cidade
Reprodução / Centro de Operações
Por volta das 23h, as rajadas alcançaram 60,4 km/h na comunidade do Vidigal, na Zona Sul. Em Jacarepaguá, 26,6 km/h, na Base Aérea de Santa Cruz, 55,6km/h, considerados fortes. Às 3h da manhã, no Forte de Copacabana o vento ficou registrado em 62,3 km/h, considerado forte.
Publicidade
Também houve registros de queda de árvores em diversos pontos da cidade. Na Zona Sul, uma árvore caiu na Rua Gomes Carneiro, em Ipanema e atingiu um carro. Na Lagoa, uma árvore ocupou parcialmente a Avenida Borges de Medeiros, na altura do Lagoon, mas já foi liberada. No Vidigal, teve registro na Avenida Presidente João Goulart. Em Botafogo, o problema foi registrado na Rua Conde de Irajá.
Na Zona Oeste, um trecho da Avenida Olof Palme, na altura do n° 555, sentido Av. Salvador Allende foi interditado por uma árvore caída. No Joá, houve queda de árvore, ocupando parcialmente o Elevado das Bandeiras. Uma árvore ocupava o trecho da Estrada dos Bandeirantes, na altura do número 22. 5000, sentido Vargem Pequena, mas já foi retirada pelas equipes da CET-Rio.
Publicidade
Na altura da Vila Olímpica, na rua João Barcellos Martins, um poste caiu e ocupa um trecho da via. As equipes da Cet-Rio já foram acionadas.
Até o momento, não há informações de feridos.
Publicidade
Segundo o Alerta Rio, a passagem de uma frente fria vai aumentar a quantidade de nuvens a partir da tarde desta quarta-feira. Há previsão de chuva fraca a moderada, isolada, só à noite. Os ventos estarão entre moderados e fortes, com velocidade entre 18,5 km/h e 76 km/h, a qualquer momento do dia.
No mar, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca, com ondas até 3,5 metros e que podem atingir a orla do Rio. O alerta é válido das 9h desta quarta-feira até as 21h de quinta-feira.
Publicidade
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiro recomendam as seguintes orientações em caso de rajadas de ventos fortes:
Em casa:
Publicidade
• Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa. • Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar; • Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore; • Evite deixar objetos que possam cair em locais altos; • Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas; • Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Na rua:
Publicidade
• Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas; • Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar; • Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; • Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas; • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; • Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata; • Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.