Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella - FERNANDO SALLES/AM PRESS & IMAGES/ESTADÃO CONTEÚD
Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo CrivellaFERNANDO SALLES/AM PRESS & IMAGES/ESTADÃO CONTEÚD
Por Luísa Bertola*
Rio - O Prefeito Marcelo Crivella falou nesta quinta-feira sobre a nova fase de flexibilização, a 3A, com a reabertura de outros setores do comércio. A partir de hoje, bares, lanchonetes e restaurantes voltam a reabrir com capacidade reduzida e com distanciamento de dois metros entre as mesas. Segundo a Prefeitura, a próxima fase, 3B, está prevista para dia 10 de julho.
O prefeito justificou a reabertura dos estabelecimentos devido a brusca queda de arrecadação e o nível alto de desemprego na cidade. Ele também afirmou que "espera não voltar atrás" sobre em relação à retomada. 
Publicidade
"As nossas possibilidades começaram a ser criadas em março, em abril nós trabalhamos diuturnamente para fazer esse hospital de campanha e ficou pronto antes da grande curva. Que a gente não tenha recaídas, que não tenhamos que voltar pra trás. A economia sofreu um impacto enorme, estamos com um nível de desemprego estrondoso na cidade, arrecadações publicas e previsão de queda de R$ 2 bilhões de reais. O Rio de Janeiro já vem de uma tragedia que foi a conta deixada pela Olimpíada, esses últimos 3 anos tivemos que pagar 6 bilhões e a arrecadação caiu 10 bilhões", falou.
As academias de ginástica também podem reabrir, mas limitadas a um terço da capacidade e só com agendamento prévio de horário. No setor de beleza, salões e barbearias, que tinham sido autorizados apenas a oferecer corte de cabelo e manicure e pedicure, agora podem ter serviços de depilação e tintura de cabelo. Estúdios de tatuagem também estão autorizados a reabertura. 
Publicidade
"Estamos nessa luta desde março, sem sombra de dúvidas, quando eu olho para a demanda de leitos, UTI, enfermeiras e óbitos na cidade eu vejo que nós subimos março, abril, tivemos um pico tenebroso em maio e depois caímos rigorosamente para esse dia que estamos hoje", disse o prefeito.
* Estagiária com supervisão de Adriano Araujo
Publicidade