O relatório aponta que 1.413 comunidades são dominadas pelo crime organizado no estado do Rio. As milícias comandam 278 delas e as demais são controladas por traficantes - Daniel Castelo Branco
O relatório aponta que 1.413 comunidades são dominadas pelo crime organizado no estado do Rio. As milícias comandam 278 delas e as demais são controladas por traficantesDaniel Castelo Branco
Por Danillo Pedrosa

Originadas na Zona Oeste, as milícias ampliam cada vez mais seu território pelo Rio de Janeiro. Em pouco mais de 20 anos de existência os grupos paramilitares dominam hoje 19% das comunidades controladas pelo crime organizado do estado, atuando principalmente na Zona Oeste da capital e na Baixada Fluminense. Já o tráfico comanda 19%. As informações são de um relatório da polícia civil divulgado pelo RJ2, da TV Globo. 

De acordo com o levantamento, as milícias dominam atualmente 278 favelas do Rio de Janeiro, perdendo apenas para uma facção criminosa que comanda 828. Outro grupo controla 238, enquanto uma terceira cobre 69 localidades. No total, são 1.413 comunidades sob domínio do crime organizado. 

O relatório identificou também que as milícias, nos últimos anos, mudaram a forma de atuação. O grupos passaram também a vender drogas, atividade que não era comum ao grupo, além de realizarem extorsões e venderem serviços como TV a cabo e Internet de forma ilegal. Já os traficantes começaram a aderir às mesmas práticas dos paramilitares em seus territórios, aumentando a semelhança entre as milícias e o tráfico. 

A Polícia Civil ainda estima que há cerca de 56.600 criminosos ligados a esses grupos em liberdade no Rio de Janeiro, portando armas de fogo de grosso calibre, um número maior que o efetivo total de policiais militares, que é de aproximadamente 44 mil - apenas 22 mil trabalham nas ruas. A entidade informou que 895 desses meliantes têm mandado de prisão em aberto e são considerados de altíssima periculosidade.  

Você pode gostar
Comentários