"Não é arrependimento. Hoje posso reconhecer minha alteração de voz e meu tom foi mal interpretado. Se a gente se arrepende de alguma coisa é de ter saído de casa", disse a mulher.
Nas imagens, gravadas na Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, na noite de sábado, e exibida no Fantástico, no domingo, a mulher aparece rebatendo uma fala do fiscal, que se dirigiu ao marido, o engenheiro Leonardo Santos Neves de Barros, como "cidadão". "Cidadão não, engenheiro civil. Melhor do que você", ela disparou, na ocasião. O agente estava no local para fiscalizar irregularidades em bares e restaurantes da região. Após a veiculação da reportagem, a entrevista rapidamente viralizou e gerou revolta de internautas nas redes sociais.
Nívea disse que entendeu o termo “cidadão” como algo pejorativo e que sua intenção ao rebater não era humilhar o agente público. “Senti aquilo de uma forma agressiva. Naquele momento, eu interferi e disse que ele era um engenheiro civil formado. Quando disse ‘melhor do que você’, quis dizer que ele sabe o que fazer aqui e fiscal, não. Ele não dava provas técnicas do que estava fazendo. O que eu quis naquele momento foi, de forma alguma, humilhar aquela pessoa.”“Cidadão não, engenheiro civil, formado, melhor do que você”
— Atailon (@atailon) July 6, 2020
O nível de soberba de quem acredita que nível superior completo define superioridade ou caráter pic.twitter.com/uCaatyp8af
Após a repercussão, Nívea foi demitida do seu emprego na segunda-feira. Ela trabalhava na Taesa, uma empresa de transmissão de energia elétrica, que se manifestou através de uma nota oficial publicada em suas redes sociais.
"Continuamos achando que temos o direito de questionar os servidores públicos, qualquer atendente ou pessoa. Não é afrontar - é questionar tudo aquilo que possa ser considerado arbitrário. Isso nós não podemos perder. Do contrário, as pessoas vão ficar com medo de agir. Nunca vou me arrepender de questionar", completou.
Ameaças
Com a repercussão do episódio nas redes sociais, Nívea relatou que o casal vem sofrendo ameaças e terá de se mudar já que ambos perderam o emprego.