Fórum para discutir o desenvolvimento do Estado do Rio - Reprodução/TV Alerj
Fórum para discutir o desenvolvimento do Estado do RioReprodução/TV Alerj
Por Gabriel Sobreira

Um ambiente de discussão de propostas para aumentar as oportunidades econômicas em vários setores no Estado do Rio no pós-pandemia. Esse é o objetivo do Fórum Rio de Desenvolvimento, lançado ontem em um encontro virtual entre parlamentares estaduais (da Alerj), federais, reitores de universidades públicas e economistas.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) fala um pouco sobre a importância do fórum. "O nosso desenho urbano não é o europeu, temos 1/3 morando nas favelas, para além da realidade da baixada e para além da realidade do interior do RJ. Esse é um fórum de mobilização. Estamos em um momento com risco democrático e democracia não é só votar, mas a possibilidade de interferir nas decisões e ter direito. Isso também é democrático", argumenta ela.

"Quando não tenho direito a comer, a morar e a trabalhar isso limita nosso potencial democrático e revela uma democracia de baixa intensidade. Me parece que esse nosso fórum deveria ganhar um nome: Fórum Fluminense pela democracia, em defesa da vida, desenvolvimento, equidade e dos direitos (Fórum Rio de Desenvolvimento). E deve ser um fórum de fato amplo, suprapartidário, não eleitoral e de fato apontar saídas", resume a parlamentar.

O encontro virtual abordou e programou um ciclo de debates e propostas em diferentes áreas para revitalização econômica fluminense. A próxima reunião do grupo está marcada para a última semana de julho.

"Vamos falar das grandes cadeias produtivas, entre elas a do complexo da produção e inovação em saúde, da produção de petróleo e gás e da regionalização do estado. Vamos focar nesses pontos e no decorrer do debate abordaremos outros temas, caso surjam. O nosso objetivo é pensar na diminuição da desigualdade social no nosso estado", afirma deputado Ciciliano (PT).

 

Com a palavra, as universidades
Publicidade
Para a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, é preciso pensar além da crise. "Temos que pensar em inclusão digital e estamos trabalhando nesse sentido. Se tivermos financiamento e mais tempo vamos conseguir ainda mais para o Rio", pontuou.
Ricardo Lodi, reitor da Uerj, considerou fundamental a interação entre as universidades e o Parlamento. "Precisamos de um polo industrial de saúde e com isso desenvolver mais nosso mercado interno. A parceria de Parlamento e universidade aponta uma solução para novos caminhos".
Publicidade
O economista Mauro Osório, especialista em economia fluminense e diretor da Assessoria Fiscal da Alerj, propôs que, além do fórum, sejam realizados encontros bienais para discutir o estado.
"Precisamos ampliar os estudos, os diagnósticos e as propostas desse longo ciclo vicioso e incentivar mais os complexos produtivos onde o Estado do Rio tem mais chances de crescer", analisou.
Publicidade
O próximo encontro virtual do grupo está marcado para a última semana de julho.
Você pode gostar
Comentários