Eles são jovens mas já mostram talento e disposição de sobra para obter sucesso em seus negócios. Moradores da Zona Oeste e com menos de 30 anos, Philippe Martino, Júlia Peixoto, Carol Rocha, Lucas Frota, Diego Narizin, Larissa Muniz e Lui Viana têm muito em comum, e, apesar da pouca idade, já podem servir de inspiração para quem pensa em empreender.
O fotógrafo e designer Phillipe Martino (Instagram @phillipeee), de 26 anos, morador da Barra da Tijuca, é um claro exemplo de quem está bem antenado na atualidade e conseguiu tirar proveito disso. Durante o período de isolamento social, ele começou a criar filtros no Instagram, ganhou visibilidade e agora recebe dinheiro por isso - a partir de R$ 250 por filtro. Entre seus clientes estão microinfluenciadores, empresas e até perfis de portais de mídia.
Já Carol Rocha, de Vargem Grande, além de empreendedora, trabalha pela a preservação do meio ambiente e por uma sociedade mais saudável. Aos 28 anos, a produtora e consultora agrícola comanda a empresa Orgânicos do Rio (Instagram @organicosdorio), que vende produtos orgânicos e agroecológicos. A inspiração vem da própria família, já que ela é neta e bisneta de agricultores.
"Acredito na potência da construção coletiva e que juntos, pequenos agricultores rurais e urbanos, podemos distribuir uma alimentação segura, em busca da segurança alimentar de todos", publicou Carol no Instagram de seu empreendimento, descrito como "mercearia".
Morador de Realengo, Diego Leal é mais um pequeno empreendedor que superou os obstáculos da vida para ter sucesso. Aos 26 anos, ele é dono, com a namorada e sócia Larissa Muniz, de 21, da sanduicheria Nanah (Instagram @seunanah), há cerca de três meses, e já conquistou uma boa clientela na região. O nome é uma homenagem ao sogro, Gilberto Nascimento, que faleceu no ano passado. Em breve, Diego ainda pretende abrir uma hamburgueria no mesmo local de trabalho, como uma forma de diversificar o negócio, já que a concorrência tem sido grande durante a pandemia.
"Olhava nos aplicativos e só encontrava hambúrguer, pizza, comida japonesa... O mesmo de sempre. Por causa dessa insatisfação com a mesmice, chamei a minha namorada para ser minha sócia, ela abraçou a ideia e montamos o delivery. É um produto novo, então teve uma certa resistência no começo e a concorrência aumentou muito por conta da pandemia", explica Diego.