Idosa foi filmada pela passageira - Reprodução/Internet
Idosa foi filmada pela passageiraReprodução/Internet
Por O Dia
Rio - A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) concluiu, nesta quarta-feira, o inquérito que apura as ofensas raciais sofridas por Marie Okabayashi, de 23 anos, que tem ascendência oriental, dentro de um vagão de metrô, em janeiro desse ano. Uma idosa de 75 anos foi indiciada pelos crimes de racismo e injúria por preconceito.
Na ocasião, a estudante de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), filmou as agressões verbais de uma idosa que viajava na mesma composição, que a chamou de "chinesa porca". Segundo a Decradi, a idosa já tem outras duas passagens pela polícia pelo crime de injúria por preconceito. O inquérito seguirá para o Ministério Público Estadual (MPRJ).
Publicidade
A investigação apontou que a jovem de 23 anos estava dentro de um vagão de metrô que seguia da estação Siqueira Campos, Copacabana, para a estação Carioca, no Centro, quando foi vítima das ofensas. A mulher, em voz alta, proferiu insultos a pessoas de origem oriental alegando relação com a disseminação do novo coronavírus e xingou a jovem.

No vídeo, compartilhado por Marie no Twitter, é possível ver e ouvir a mulher afirmar que todos os cidadãos chineses estão "infectados com o coronavírus".