Festival de balões ocorria em local descampado em Magé - Divulgação
Festival de balões ocorria em local descampado em MagéDivulgação
Por O Dia
Rio - Duas quedas e até um festival de balões foram registrados, na manhã deste domingo, no Rio. O evento de soltura de balão foi flagrado por policiais militares em um local descampado em Magé, na Baixada Fluminense, por volta das 6h40 da manhã. 
De acordo com os agentes, após informação do festival, policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) se encaminharam até a Rua Brasília, localizada no bairro Barbuda, para verificar a soltura de balões. Ao chegarem no local, os agentes constataram o evento que acontecia com dezenas de pessoas.
Publicidade
No local, havia diversos carros estacionados e inúmeros balões pelo campo. Em fotos é possível ver que alguns balões foram nomeados com grupos chamados "Piratas da Serra Petrópolis RJ" e "Baloserra Petrópolis". 
Os policiais conseguiram identificar as lideranças e apreenderam os materiais. Foram apreendidos 40 balões, 16 bocas de balões, 11 botijão de gás, sete bandeiras, 10 adereços e 25 quilos de explosivos. A Polícia Militar afirmou que ocorrência está em andamento.
Publicidade
Mais tarde, um balão caiu no Elevado Rufino Pizarro, em São Cristóvão, na Zona Norte, por volta das 9h da manhã. A via chegou a ficar temporariamente interditada por dez minutos no sentido Túnel Rebouças para retirada da carcaça por policiais militares que passavam no local.  
Já na Zona Oeste, por volta das 9h30, um balão caiu sobre uma casa na Rua João Ferreira, em Campo Grande. Pelas imagens é possível ver um grupo de pessoas invadindo a residência para tentar recuperar o que restou do balão, mesmo com o item em chamas.
Publicidade
No twitter, o Centro de Operações lembra que a prática de soltar balões, que ganha força nos meses de junho e julho por causa das festas juninas, é crime no Brasil. A pena para quem for pego confeccionando, vendendo ou soltando balões é de um a três anos de detenção e multa.
No Rio de Janeiro, a campanha de combate e prevenção à prática, do programa Linha Verde, do Disque-Denúncia, está na 22ª edição. No ano passado, foram 145 denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 21 2253 1177.

O Corpo de Bombeiros adverte a população sobre os riscos de soltar balões pois, além de provocar interrupção de energia elétrica, eles provocam queimadas na mata e riscos à aviação.