PM irá reforçar o policiamento durante o final de semana e o ferido do Dia da Independência  - Gilvan de Souza
PM irá reforçar o policiamento durante o final de semana e o ferido do Dia da Independência Gilvan de Souza
Por Natasha Amaral
Rio - A Polícia Militar do Rio vai expandir, a partir do dia 7 de agosto, o Sistema de Ocorrência Virtual (SOVi), permitindo que toda corporação faça registro de ocorrência no local do crime, além da possibilidade de avaliação da conduta dos militares. O projeto – que atende crimes de menor potencial ofensivo, como briga de vizinhos, injúria, e difamação – já havia sido implementado na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, em junho de 2019
Segundo o porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, o aplicativo vai permitir uma redução no tempo de deslocamento e, consequentemente, um maior aproveitamento do trabalho militar. "Atualmente, a viatura vai até o local, qualifica e identifica os envolvidos, ouve a versão de cada um, e o policial militar preenche o documento e conduz para a delegacia. Se falarmos do Centro da Cidade, tem uma delegacia na esquina, mas pensa em Campos, as vezes a delegacia está a mais de 100km", informou.
Publicidade
"(No novo sistema) o policial militar vai continuar fazendo essa primeira identificação só que, a partir disso, ele já vai enviar a documentação para a delegacia virtualmente. Ou seja, não vai perder tempo de deslocamento. O documento vai para a delegacia, o delegado vai validar o relatório feito pelo militar e já envia direto pra justiça" completou Fliess, que pontuou sobre a avaliação de conduta: "É fundamental ter esse feedback para poder melhorar o atendimento. Além da sociedade ser ouvida, o policial militar também vai se sentir na obrigação de fazer bem feito".

Questionado se o projeto poderia levar ao acúmulo de trabalho do policial, o porta-voz informou que os agentes já realizam o procedimento e, na verdade, teriam seu trabalho poupado. "O policial militar já faz esse registro e, por falta de comunicação virtual, ele é obrigado a refazer na delegacia. Ele não vai ter nenhum trabalho extra, ele já faz esse registro. Atualmente, esse documento que ele produz (na ocorrência) é repetido na delegacia e acaba ficando apenas para consumo interno da corporação".

Ainda segundo Fliess, o aplicativo também vai permitir uma maior agilidade para os envolvidos na ocorrência. "Se você se envolver em uma ocorrência e quiser uma cópia do documento, além de no dia ter que ir na delegacia, você tem voltar 72h depois pra poder pegar a cópia. Com o SOVi, ao passo que o delegado recebe, cada um dos envolvidos também recebem no email uma cópia do registro", finalizou.