Por O Dia

O domingo ensolarado foi um atrativo para cariocas saírem de casa em busca de lazer. Na manhã de ontem, uma grande fila se formou na entrada do Parque Lage, na Zona Sul, reaberto desde o dia 9. Quem aguardava para entrar, não respeitou o distanciamento, causando aglomeração durante a espera. O retorno deve cumprir uma série de regras estabelecidas pela prefeitura, como uso obrigatório de máscara e evitar aglomeração. As praias lotaram, também contrariando as regras ainda impostas no município.

Na entrada do parque, funcionários mediam a temperatura e passavam álcool em gel na mão dos frequentadores. Caso estejam com febre e apresentem outros sintomas da covid-19, são impedidos de entrar. O limite é de 200 visitantes. O engenheiro civil, que se identificou apenas como Thomaz, tentou ir ao local.

"Foi bacana estar em um lugar aberto, depois de tanto tempo fechado. Escolhemos um lugar ao ar livre, para não ficar tão perto das pessoas, e sempre tomando cuidado, de máscara o tempo todo, usando álcool gel. Mesmo com a preocupação com a pandemia, dá uma sensação boa de fazer alguns programas normais", disse o engenheiro.

Os restaurantes e lojas do parque também reabriram e devem respeitar as regras definidas para esses estabelecimentos. Continua proibido formar grupos com mais de dez pessoas e é necessário manter o distanciamento de dois metros. O acesso às áreas de convivência ao ar livre, como as de piquenique e churrasco, também não foi liberado, assim como a realização de confraternizações e eventos.

As vias estão abertas apenas para circulação de pedestres e ciclistas. As operadoras de turismo só podem levar grupos de até dez pessoas para trilhas, sem paradas em mirantes, que estão com acesso impedido pelo Parque..

Lagoa e praia

Quem quis fugir de filas e aproveitar o dia fora, uma das opções foi a Lagoa Rodrigo de Freitas, que teve grande movimentação na grama e nos deques. O estudante de educação física Wallace Nascimento passou o dia no local com o sobrinho que não via há três meses, mas diz que não pretende repetir o passeio tão cedo. "Foi muito bom, deu para matar a saudade e brincar muito, mas é algo que vai demorar a acontecer de novo, infelizmente. Ainda existe uma sensação estranha, um medo, então os cuidados precisam permanecer, até encontrarem uma vacina", desabafou o estudante.

A reportagem de O DIA percorreu também as praias da Zona Sul, e flagrou uma imagem típica de domingo de sol em 2019, com as pessoas nas areias e na água sem se preocupar com as orientações das autoridades para se evitar a propagação do coronavírus.

O uso de máscaras de proteção é obrigatório em locais públicos e a multa por descumprimento é de R$107, podendo chegar à R$1.045 em caso de reincidência. Os frequentadores de espaços ao ar livre devem respeitar o distanciamento de dois metros entre eles e não promover comemorações e eventos para evitar aglomeração. A Vigilância Sanitária recomenda que se evite o compartilhamento de utensílios de hidratação e alimentação, o uso dos equipamentos para atividades físicas instalados em áreas públicas e se reduza a quantidades de objetos levados para evitar contaminação.

Você pode gostar
Comentários