Equipamentos chegaram à unidade, que reabriu o CTI adulto do terceiro andar, voltando a ter 60 leitos intensivos, a capacidade original - Nelson Perez/Prefeitura
Equipamentos chegaram à unidade, que reabriu o CTI adulto do terceiro andar, voltando a ter 60 leitos intensivos, a capacidade originalNelson Perez/Prefeitura
Por Danillo Pedrosa

O Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, recebeu ontem 301 novos equipamentos da Prefeitura do Rio de Janeiro. As novidades vão permitir a reabertura do Centro de Tratamento Intensivo Adulto (CTI) do terceiro andar, fechado desde 2016, e a modernização da infraestrutura da unidade de saúde.

Entre os aparelhos recebidos pelo hospital estão 72 respiradores, 129 monitores, 19 focos cirúrgicos, 15 desfibriladores, 15 bombas de seringa, 12 eletrocardiógrafos, 12 aparelhos de ultrassonografia, dez mesas cirúrgicas, seis aparelhos de anestesia, cinco ecocardiógrafos e duas termodesinfectoras. Todos os equipamentos foram comprados da China e fazem parte de um investimento de R$ 370 milhões da prefeitura para modernizar o parque tecnológico da rede municipal de saúde.

"Nunca tivemos uma renovação tecnológica dessa dimensão. Isso significa que vamos salvar vidas. Temos uma equipe extraordinária de médicos e, agora, excelentes equipamentos que vão salvar vidas", disse o prefeito Marcelo Crivella.

Mais leitos de UTI

Com a reabertura do CTI Adulto do terceiro andar, o Albert Schweitzer voltará a ter 60 leitos de UTI adulto, a capacidade original do hospital. Desde 2016, havia apenas 40 leitos, mas a reforma e a chegada dos novos equipamentos vai permitir a restauração desse limite de pacientes. A unidade ainda conta com 20 leitos de UTI pediátrica e neonatal.

Para reestabeler o funcionamento, a UTI do terceiro andar precisa apenas que a reforma geral seja finalizada. Falta apenas receber os equipamentos para segurança de energia elétrica e sistemas de ar condicionado. Tudo devidamente adequado ao Regulamento Técnico da Anvisa (RDC 50).

Uma série de melhorias
Publicidade
Principal unidade de saúde da Zona Oeste, o Hospital Albert Schweitzer tem sido alvo de investimentos da gestão Marcelo Crivella. Em setembro de 2018, o local também recebeu uma série de equipamentos, com destaque para um tomógrafo que já fez mais de 43 mil exames. Na ocasião, também foram comprados dez perfuradores para cirurgias ortopédicas e seis macas para o Centro de Emergência Regional.
Na atual gestão, o hospital também recebeu uma enfermaria de cirurgia pediátrica com seis leitos, e quatro enfermarias de clínica médica foram reformadas. Já durante a pandemia, 60 leitos - 50 de clínica médica e 10 de UTI - foram dedicados exclusivamente para pacientes infectados com a covid-19 e 849 pessoas foram internadas com a doença.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários