
'Alguém sabe me dizer se o Parque Madureira já está funcionando?". A pergunta feita por um internauta através das redes sociais teve sua resposta oficial anteontem. Desde terça-feira que o maior parque a céu aberto do subúrbio carioca está livre para o público, mas com algumas restrições para evitar a propagação do novo coronavírus. Foram quatro meses de portões fechados por conta da pandemia.
De acordo com a administração do Parque, no segundo dia de reabertura, a movimentação foi de um dia normal, como acontecia antes das medidas de isolamento social. Para o fim de semana, a expectativa é que o espaço receba um público maior. Caso registre superlotação, pode ocorrer o fechamento do bosque.
O uso de máscara é obrigatório nos espaços públicos. O novo adereço pode esconder o sorriso no rosto, mas não atrapalha quem quer caminhar ou fazer exercícios nos equipamentos das academias à céu aberto.
"Esse tempo que ficou fechado teve muita gente caminhando no entorno. É arriscado, mas era a única opção. Agora é comemorar e desfrutar desse espaço maravilhoso", comemorou a analista financeira Iracema Soares, 34 anos.
Celeiro do samba e da música charme, Madureira reúne pessoas de todas as tribos. De mãos dadas, o casal de aposentados Francisca Alves, 71 anos e Manoel Silva, 70, aproveitavam o dia quente para caminhar e pegar sol.
"Que bom que voltou. A gente aguardava ansioso por essa reabertura do parque. Quem mora no subúrbio não tem muita opção para diversão ou prática de exercícios. Além de ser um espaço seguro, é um local que recebe pessoas de vários bairros das zonas Norte e Oeste. Aproveitamos o dia para repor a vitamina D e caminhar um pouco", disse a aposentada.
A Prefeitura do Rio garante que o Parque de Madureira irá funcionar de 6h às 20h até o início da fase seis da retomada das atividades. O espaço poderá ser usado apenas para a prática de exercícios individuais. Está proibido exercício coletivo para esse momento. Equipes da Comlurb fazem a limpeza dos equipamentos de exercícios e dos parques infantis de três em três horas.











