Zona Oeste -
Zona Oeste - "Emprega Rio Solidário" ajuda pessoas em vulnerabilidade dentro das comunidades, especificamente na recolocação no mercado de trabalhoDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Na esteira da crise provocada pela pandemia no novo coronavírus, a taxa de desemprego deve chegar a 14,2% ao fim de 2020, segundo estimativa da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado. No ano passado, a taxa média de desocupação no país ficou em 11,9%, conforme publicação do IBGE. Mas coragem! Não pode desanimar. Para dar uma mãozinha, profissionais da Zona Oeste dão dicas infalíveis de preparação para entrevistas.

Para começo de conversa, a especialista em recolocação profissional humanizada, Ana Chauvet (Instagram @ana_chauvet), que atua na Taquara, alerta que uma entrevista pode acontecer com um recrutador ou com o próprio gestor da área desejada. "Se for com o recrutador, os pontos mais abordados serão comportamentais. Se for com o gestor, os pontos mais abordados serão habilidades técnicas", especifica.

A profissional orienta: "Antes de ir para a entrevista, identifique quais são as competências comportamentais e as habilidades técnicas solicitadas na vaga. Anote em um papel essas descrições. Além disso, anote também a missão, visão e valor da empresa". Para a especialista, essas informações vão servir de embasamento, juntamente com o currículo, para criar conexão com a oportunidade.

"Quanto mais alinhado você estiver com a vaga, mais chances têm. O recrutador gosta de saber que você estudou sobre a oportunidade. Isso demonstra um interesse maior", garante.

Valorizando o passe

Marketing pessoal é tudo. Segundo Ester Gomes (@estergomesconsultora), especialista em desenvolvimento humano, que atua na Barra da Tijuca mas presta também consultoria online, é preciso estar atento a esse fator. "Preocupe-se com seu marketing pessoal. Vista-se adequadamente, de acordo com o cargo para o qual você está se candidatando. Isso demonstra que se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para esta ocasião", afirma.

Importante também usar uma linguagem clara, correta e adequada, sempre de acordo com o ambiente. "Evite gírias e expressões grosseiras, e não minta! Passe segurança e naturalidade no que você está relatando", ensina.

Entrevistas virtuais

Em tempos de isolamento social, pode ser que a sua entrevista aconteça pela internet, o que é bom porque evita que precise utilizar o transporte público. Mas fique atento! A conversa virtual merece tanto cuidado e atenção quanto a presencial. Inclusive muitas empresas estão solicitando um "vídeo CV". Na entrevista via videoconferência, você pode colocar tudo a perder se não souber se comunicar eficazmente frente às câmeras.

Saber falar bem, com segurança e naturalidade é imprescindível neste momento. Muitos candidatos são peritos em seus ramos de trabalho, possuindo um excelente currículo, mas quando necessitam serem avaliados, agem com tanta insegurança e/ou pouca atratividade que não conseguem a vaga tão almejada.

Para sair bem no vídeo
Publicidade
É tímido ou tem medo de se expressar nas entrevistas por vídeo? Tem solução. Professora de Oratória no Clube da Fala (@clubedafala), a fonoaudióloga Laila Wajntraub tem ajudado a melhorar a comunicação de muitos profissionais e separou algumas dicas para você conseguir se expor na frente das câmeras e passar na entrevista.
Primeiro, preste atenção na aparência! "Escolha a roupa adequada com cores discretas e esteja atento ao código de vestimenta da empresa", indica.
Publicidade
O cenário e a iluminação estão ok? Se liga nisso também. "O rosto precisa estar bem iluminado com a luz do dia ou luzes artificiais como uma simples luminária ou mesmo um abajur direcionado ao rosto", ensina Laila.
Cuidado com a voz, fala e linguagem! A voz demonstra nossas emoções, ela é responsável por passar credibilidade e envolver as pessoas. Use uma voz firme e com boa entonação (colorido). Marque as palavras e estique algumas vogais para se conectar através da voz. Fale num ritmo adequado, articule as palavras e evite vícios de linguagem. Coloque pausas na fala no lugar dos mesmos.
Publicidade
Evite gestual exagerado. Os gestos devem ser firmes e sutis na altura da linha do peito, sempre com as palmas das mãos para cima, demonstrando abertura. Postura ereta, cabeça firme e olhar para a câmera é fundamental. "Use as expressões faciais como o levantar das sobrancelhas e o sorriso para se comunicar melhor", arremata a fonoaudióloga.
Publicidade
Currículo solidário para comunidades carentes
Crise econômica, estabelecimentos fechando suas portas depois de anos, milhões de desempregados. O momento é crítico e, justamente por isso, é fundamental lançar mão de estratégias para conseguir uma vaga de emprego. Mesmo antes da pandemia, a especialista em recolocação profissional humanizada, Ana Chauvet, desenvolveu o projeto "Emprega Rio Solidário", que, mais do que nunca, pode ajudar muita gente agora.
Publicidade
O objetivo é auxiliar as pessoas em vulnerabilidade dentro das comunidades, especificamente na recolocação no mercado de trabalho. Ana ensina a fazer um currículo, direciona em qual perfil o candidato se encaixa melhor, ajuda na busca das oportunidades, dá dicas em como se portar em uma entrevista e ainda ensina ferramentas para serem usadas na hora da conversa.
A primeira edição aconteceu na Vila Sapé, na Zona Oeste do Rio, e, além de ajudar com a recolocação profissional, conseguiu que fossem arrecadadas 3 toneladas de alimentos distribuídos em cestas básicas. Para conhecer mais sobre o projeto visite o Instagram @ana_chauvet ou envie mensagem para anachauvet@yahoo.com.br.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários