Rio de Janeiro - RJ  - 20/09/2020 - Geral - Inauguraçao de memorial as vitimas de Covid-19, na manha de hoje, no crematorio e cemiterio da Penitencia, no Caju, zona portuaria do Rio - na foto, Sra Gisele Peixoto - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 20/09/2020 - Geral - Inauguraçao de memorial as vitimas de Covid-19, na manha de hoje, no crematorio e cemiterio da Penitencia, no Caju, zona portuaria do Rio - na foto, Sra Gisele Peixoto - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O DiaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Anderson Justino

Após seis meses da pandemia de covid-19, os cariocas ganharam um espaço para homenagear seus entes queridos, vítimas fatais da doença. O Memorial In Finito, obra projetada pela arquiteta Crisa Santos, foi inaugurado ontem no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, Zona Portuária da cidade.

O Memorial In Finito está incluído nas ações do movimento "Mundo Unido pela Vida", realizado em mais de 30 países. "Agora toda vez que eu precisar conversar com meu pai, terei esse cantinho. Meu pai foi meu maior exemplo, foi tudo para mim", disse Gisele Marie Peixoto, em homenagem ao pai, Geraldo Diniz Gonçalves.

No fim de semana, o Brasil atingiu o número de 136.532 mortos pelo novo coronavírus. No Rio, os números voltaram a crescer. A Secretaria de Estado de Saúde registrou ontem 251.909 casos confirmados e 17.677 mortes por covid-19 no estado. Há ainda 409 óbitos em investigação.

O Memorial In Finito foi feito todo em aço, tem 40 metros e pesa três toneladas. Custou R$ 300 mil.

"Também iremos homenagear todos os trabalhadores do setor funerário, que vêm sendo extremamente guerreiros num momento essencial. Antes da pandemia, nossa média de enterros era de 180 por mês. Com a pandemia, o número aumentou absurdamente e chegou a 480 sepultamentos", disse o diretor do cemitério, Alberto Brenner.

"Meu pai vai permanecer vivo aqui"
Publicidade
"Agora toda vez que eu precisar conversar com meu pai, terei esse cantinho para falar com ele. Meu pai foi meu maior exemplo, foi tudo para mim. Toda vez que eu sentir saudades, virei aqui", disse  Gisele Marie Peixoto, em homenagem ao pai, Geraldo Diniz Gonçalves, morto por decorrência da doença. 
No fim de semana, o Brasil atingiu o número de 136.532 mortos por conta da doença. Ao todo, segundo o Ministério da Saúde, são 4.528.240 contaminados. Deste número, 3.820.095 pessoas estão recuperadas. 
Publicidade
No Rio, os números seguem assustadores e voltaram a crescer.  A Secretaria de Estado de Saúde registrou ontem 251.909 casos confirmados e 17.677 mortes por Covid-19 no estado. Há ainda 409 óbitos em investigação.
"Eu só quero que as pessoas se cuidem, que cumpram os protocolos de segurança, mas que não parem suas vidas. A gente precisa seguir", finalize Gisele Marie. 
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários