ZONA OESTE - HOJE É DIA DE AÇAO  - Divulgação
ZONA OESTE - HOJE É DIA DE AÇAO Divulgação
Por Maria Clara Matturo*

Prestes a completar quatro anos de existência, o projeto "Hoje É Dia de Ação" vem fazendo a diferença na vida de muitas famílias carentes da Zona Oeste. Fruto da inspiração do designer gráfico Yuri Torres, de 26 anos, que teve a ideia enquanto conversava com duas amigas, a iniciativa promove festas de Dia das Crianças, distribuição de refeições, campanhas de combate aos impactos da covid-19 e muita solidariedade pelos bairros da região.

Muito mais do que um projeto social, o "Hoje É Dia de Ação" busca promover uma mudança cultural naqueles que são impactados pelas atividades. "O nome 'Hoje É Dia de Ação' não veio por acaso. Estava reunido com duas amigas discutindo sobre política e sociedade, quando chegamos à conclusão de que é muito hipócrita quando falamos mal de algum político, por exemplo, mas furamos a fila da casa de show ou não fazemos nada para mudar o meio em que vivemos. O projeto surgiu para defender que todo dia é dia de agir de alguma forma. Seja um bom dia diferente que você dê, você já vai despertar algo novo na pessoa que receber. Ações grandes começam com passos pequenos, a mudança precisa começar de algum lugar, então que seja da gente", acredita Yuri.

Apesar de as ações acontecerem em diversos locais do Rio, a Zona Oeste, que é o berço da ideia, continua sendo a principal área de atuação do grupo. "Nossa primeira ação foi na Freguesia, onde plantamos algumas árvores. Outra ação recorrente são as visitas para levar doações em um orfanato e um asilo na Taquara. Nossas festas de Dia das Crianças sempre acontecem num sítio, na Pau Ferro, com cerca de 200 crianças e 200 voluntários. Esse ano, por conta da covid-19, nosso evento foi adiado e a necessidade mudou. Durante a pandemia, distribuímos alimentos e itens de higiene para moradores do Canal do Anil e pessoas em situação de rua", relata.

Para colaborar com a iniciativa, basta querer. Pelo Instagram @hojeediadeacao, os interessados em ajudar - tanto financeiramente, quanto socialmente - podem encontrar todas as informações necessárias, além de acompanhar um conteúdo superinteressante que é compartilhado nas redes do projeto.

 

Uma mudança de perspectiva
ZONA OESTE - HOJE É DIA DE AÇAO
ZONA OESTE - HOJE É DIA DE AÇAO Divulgação
Publicidade
Como de costume, o "Hoje É Dia de Ação" impacta tanto a vida dos beneficiados pelas ações quanto a vida daqueles que as promovem. Regina Silva, uma das ativistas da iniciativa, fala sobre a constante mudança que vive. "O projeto me impacta até hoje com todas as frentes que a gente toma, seja pra fazer uma festa de Dia das Crianças, ou um café da manhã que a gente oferece. O fato de poder fazer algo pelo outro me muda a cada vez que eu aceito esse desafio e a gente põe a mão na massa. Costumo dizer que você nunca sai de uma ação do mesmo jeito que você chegou".
Quando se trata de momentos marcantes, Regina relembra um dos dias que mais a comoveu: "No ano passado, estávamos organizando a festa de Dia das Crianças e selecionamos as crianças do Brejo, na Cidade De Deus. Quando fomos lá pra conhecer, ver aquela realidade tão diferente da minha, sendo tão próxima do lugar onde eu moro, me deixou muito reflexiva. Existe precariedade do mínimo, de não ter um teto, não ter onde fazer as necessidades fisiológicas, não consigo nem colocar em palavras o que eu senti em poder fazer a diferença na vida daquelas crianças, mesmo que por um dia".
Publicidade
Fazer sem esperar nada em troca
Quem quiser, pode colaborar com as ações fazendo doações em dinheiro
Quem quiser, pode colaborar com as ações fazendo doações em dinheiroDivulgação
Publicidade
A política das boas ações foi tão marcante para Yan Esteves, de 26 anos, que fez com que ele entrasse de cabeça no projeto. "Um amigo me contou sobre o projeto quando estávamos num jogo de futebol, ele disse que teria uma festa de Dia das Crianças e me chamou para ajudar. Aquilo me tocou muito porque naquela época eu não tinha o costume de ajudar num projeto sério. Eu ajudei com mais do que eu podia no momento, cheguei nesta festa como voluntário há três anos atrás, foi incrível e eu nunca mais larguei mão disso".
Para ele, o maior dos impactos que o projeto proporcionou foi a mudança na sua visão sobre o assunto. "O impacto que esse projeto teve na minha vida foi enorme, passei a entender o significado da palavra abnegação. Às vezes a gente faz alguma coisa esperando receber algo em troca, mas fazer sem receber nada é o grande lance, não querer sair como herói. Quando eu entendi isso, isso me marcou e eu passei a ser uma outra pessoa".
Publicidade
Você pode gostar
Comentários