ZONA OESTE - Greice Fontes - Cristiano Oliveira
ZONA OESTE - Greice FontesCristiano Oliveira
Por Maria Clara Matturo*

Lutando contra o preconceito e buscando se reinventar a todo momento, Greice Fontes, de 21 anos, pode ser a nova escolhida para representar a beleza brasileira. Moradora da Cidade de Deus e estudante de Recursos Humanos, Greice encontrou no universo da moda uma saída para os problemas de baixa autoestima. Atualmente, a jovem está concorrendo ao Miss 40 Graus, concurso realizado pelo Miss Brasil Mundo, que levará três vencedoras para outros concursos nacionais de beleza.

Para ela, a vontade chegou cedo, quando mergulhada nas brincadeiras de criança se divertia com os saltos da mãe. "Durante minha infância toda eu sempre brinquei muito, desfilava pela casa, principalmente com os saltos da minha mãe. Acredito que desde então já existia uma vontade de ser modelo, no meio dessas brincadeiras, mas nunca tivemos condições de investir em uma carreira na minha infância, então deixamos esse sonho um pouco mais pra frente".

Na adolescência, porém, o desejo  começou a se materializar: apareceu um trabalho que gerou uma mudança de perspectiva em relação aos problemas da época. "Eu decidi realmente ser modelo entre 15 e 16 anos, quando estava passando por um momento delicado de autoestima baixa e outras questões. Vi um anúncio no Facebook sobre o Dilson Stein, o descobridor de modelos, que descobriu Gisele Bündchen, Caroline Trentini e outras no mundo da moda. Foi através desse anúncio que minha mãe me viu saindo dessa situação, então fomos buscando ajuda de pessoas que sempre se dispuseram a nos apoiar nessa caminhada. No dia do evento para conhecer todas as agências, conheci a 40 Graus Models e o Sérgio Mattos, que é minha agência até hoje", relembra a jovem. 

Os concursos 

Mesmo com grandes expectativas, não é a primeira vez que a modelo participa de concursos de beleza. Em 2018 Greice ficou no top 12 do Miss Brasil Mundo. "Quando eu tinha acabado de completar 19 anos de idade, caí de paraquedas nesse mundo de miss e fui muito bem recebida por todos do Miss Brasil Oficial. Foi um voto de confiança do Sérgio Mattos, porque ali eu também estaria representando a 40 Graus Models. Terminei como semifinalista, fiquei entre o top 12 do Miss Brasil Mundo 2018 e foi uma experiência incrível".

Agora, inserida nesse universo, ela conta quais serão seus próximos passos na carreira. "Estou disputando o Miss 40 Graus e também concorrendo para participar de um dos três concursos, o Miss Brasil Mundo, Miss Grand Brasil e Miss Supranacional. É uma honra estar disputando novamente, com algumas mudanças, claro. Estou dedicada a ganhar esse título da 40 Graus e principalmente poder representar a todas as pessoas que se espelham em mim, em um dos concursos nacionais e internacionais. A minha expectativa, com toda certeza, é ganhar esse título e poder futuramente ganhar um dos concursos para representar o nosso país fora".

Quebrando todas as barreiras
Publicidade
Diante de um cenário que ainda é tão glamourizado e seletivo, Greice enfrenta todos os dias os desafios de ser uma mulher negra e moradora de comunidade, quebrando barreiras nesse meio. "É desafiador e ao mesmo tempo transformador. Porque ser negra, moradora de comunidade, me faz estar sempre mostrando que sou capaz de fazer o que me foi proposto, mesmo em meio a inúmeras faltas de recursos. Esse cenário pra mim é abominável, porque o nosso potencial não está no local onde moramos e muito menos na cor de nossa pele, ele está atrelado a oportunidades que nos oferecem sem julgamentos e favoritismo", acredita a modelo.
Para quem sonha em seguir essa carreira, Greice deixa seu conselho: "Quero começar falando para essas meninas que sonhar é possível, e antes de tudo vocês são capazes de serem o que quiserem ser, ou estar onde vocês quiserem. O meu conselho é: não desistam, nesse mundo não é só glamour, recebemos também desagrados e críticas. Se esse for seu sonho, tenha certeza que no final vai valer a pena. Se eu consegui em meio a tantas dificuldades, você também consegue, com garra, dedicação, estudo e muita disciplina".
Publicidade
Você pode gostar
Comentários