Gerson King Combo - Reprodução Facebook
Gerson King ComboReprodução Facebook
Por O Dia
Rio - O pioneiro e ícone do funk e do soul brasileiro, Gerson King Combo, faleceu na noite de terça-feira, no Rio de Janeiro, aos 76 anos. Segundo um comunicado oficial feito por sua equipe nas redes, Gerson Rodrigues Côrtes morreu em decorrência de infecção generalizada e de complicações da diabetes.
Nascido em Madureira, Gerson começou a carreira no início dos anos 60 e ficou rapidamente conhecido como o "James Brown brasileiro". Após estourar na cena dos bailes black do Rio de Janeiro, ele gravou seus álbuns mais conhecidos, Gerson King Combo e Gerson King Combo - Volume II, em 1977 e 1978, respectivamente.
Publicidade
No último sábado, ele participaria do Caxias Music Festival, online. Mas ele começou a passar mal, com a glicose alta, e não pode se apresentar. No dia seguinte, foi levado às pressas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, e depois liberado. No dia seguinte, foi internado na Unidade de Saúde do Irajá, onde teve uma parada cardíaca e, posteriormente, deixou órfão o mundo da black music.
A última apresentação ao vivo de Gerson foi em fevereiro deste ano, no teatro Rival. O guitarrista Heitor Nascimento, da banda que acompanhava o artista, a Super Groove, relembra a importância dele no cenário musical, sendo reconhecido, incluísse, no exterior. 
Publicidade
"Ele foi um grande amigo, um tutor dentro da black music, um dos introdutores do rap. Eu o conhecia há 20 anos, fizemos várias turnês, participamos de festivais. Ele influenciou muita gente, inclusive já recebeu homenagem em letras de Marcelo D2, Fernando Abreu, é citado em livros sobre o tema e em documentários. Ele era amigo do cantor Afrika Bambaataa, padrinho do hip hop americano, e reconhecido por músicos como Stevie Wonder e Michael Jackson. Ele também conviveu com o pessoal da Jovem Guarda: o Roberto Carlos é padrinho do seu filho e seu irmão, Getúlio Côrtes, foi quem compôs o sucesso 'Negro Gato'", relembra Heitor.

Galeria de Fotos

Gerson King Combo e Stevie Wonder Reprodução
Gerson King Combo com o guitarrista Heitor Nascimento: tutor Arquivo pessoal
Gerson King Combo no palco. à direita, o guitarrista Heitor Nascimento Arquivo pessoal
Gerson King Combo e sua banda, Super Groove Arquivo pessoal
Gerson King Combo Reprodução Facebook
Gerson King Combo Ag. O DIA
Publicidade
Por seu pioneirismo no estilo musical que ganhou os bailes do Rio e, depois, do Brasil, King Combo também recebeu honrarias na Alerj e na Câmara dos Vereadores do Rio. 
 
Publicidade