ZONA OESTE - GIOIA CUCINA ITALIANA  - Selmy Yassuda/Divulgação
ZONA OESTE - GIOIA CUCINA ITALIANA Selmy Yassuda/Divulgação
Por Maria Clara Matturo*

Já imaginou, em uma tarde de final de semana, pegar um barquinho até uma ilha e ser recebido em um belo jardim, com uma culinária italiana que te faz viajar imediatamente? Essa é a experiência de visitar o Gioia Cucina Italiana, na Barra da Tijuca. Fundado pela carioca Rita Simpson, de 64 anos, o restaurante que fica na Ilha da Gigóia é perfeito para quem gosta de um ambiente intimista e aconchegante acompanhado de uma bela taça de vinho.

Apesar de o restaurante ter apenas três anos de existência, a relação de Rita com a Itália é antiga e começou quando a empresária foi cursar moda na terra das massas. Com tanto carinho e memória envolvidos, bastou que dois amigos italianos de Rita dessem um empurrãozinho para que ela pudesse ressignificar o próprio jardim de casa e passasse a receber as pessoas para experiências culinárias.

Assim como outros restaurantes, o Gioia também sentiu o impacto do isolamento social que o obrigou a fechar as portas por quatro meses. "No início ficamos atônitos sem saber o que íamos fazer, o restaurante já estava passando por um momento financeiro difícil. Fiquei pasma na primeira semana, eu e minha sócia conversamos muito sem saber para que lado iríamos. Agora só estamos recebendo no jardim, com reserva e todos os cuidados possíveis, mas por sermos um restaurante aberto e com comida de qualidade, nosso retorno tem sido bem movimentado", conta Rita.

Quem quiser fazer parte do sucesso que tem sido o retorno do espaço, poderá degustar pães e focaccias produzidos pela casa, risotos, gnocchis e outros pratos tradicionais, preparados pela chef Ingrid Lemos. Além das tentações culinárias, o Gioia oferece a famosa "caipirinha da casa", feita com uvas pretas, limão siciliano e manjericão. Aqueles que preferem optar por um vinho, contam com uma carta especial elaborada pela importadora EnoEventos.

Agora, o cardápio e os pedidos são feitos por meio do WhatsApp, visando manter a segurança de todos, e as visitas ao espaço só podem acontecer mediante reservas, que devem ser feitas pelo número (21) 99994-8575. O Gioia Cucina Italiana está aberto às sextas e sábados de 13h às 22h e aos domingos de 13h às 18h. Para chegar ao restaurante, é necessário pegar uma barca no Shopping Barra Point ou na saída Lagoa da estação de metrô do Jardim Oceânico, e pedir ao barqueiro para parar no Gioia.

 

Você pode gostar
Comentários