Impeachment de Witzel foi aprovado pela Alerj na última quarta-feira -  Estefan Radovicz / Agência O DIA
Impeachment de Witzel foi aprovado pela Alerj na última quarta-feira Estefan Radovicz / Agência O DIA
Por O Dia
Rio - O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, fará, nesta segunda-feira (28), no Tribunal Pleno do Fórum Central, o sorteio dos cinco desembargadores que participarão do Tribunal Misto que vai julgar o processo de impeachment do governador Wilson Witzel. O sorteio será transmitido em tempo real pelo YouTube do TJRJ.
Com o tribunal formado para analisar a cassação do mandato, o governador fica afastado por até 180 dias (atualmente, ele já está fora do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça).
Publicidade
Na noite desta quarta-feira, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, por unanimidade (69 votos a 0), a continuidade do processo de impeachment contra o governador afastado, além de autorizar processo por crime de responsabilidade por supostas fraudes em contratos da Saúde em meio à pandemia de covid-19.
Após o resultado, Witzel apareceu para falar sobre o processo. Ele começou agradecendo o direito de fala, já que, segundo ele, não conseguiu se defender na Assembleia, nem nos tribunais. Além disso, comparou a "injustiça" que diz estar vivendo ao que viveu Tiradentes e Jesus Cristo.
Publicidade
"Advogados para minha defesa me deram a honra de falar por todos. Ouvi atentamente os senhores deputados, quero agradecer ao povo do querido estado e agradecer a Deus por me confiar a missão de governar o Rio. Witzel se comportou a Tiradentes: "A tirania escolhe sua vítimas e expõe para que outros não se atrevam...felizmente a historia mostra que mártires nunca morrem. Exemplo maior é nosso Cristo Jesus, delatado e vendido entre apóstolos", disse.
No dia 17, a Alerj aprovou por 24 a 0, em dar continuidade no processo de impeachment. Rodrigo Bacellar (SDD), relator do caso, leu seu parecer favorável à admissibilidade do processo. Naquela ocasião, eram necessários 13 votos para a aprovação da continuidade do processo, já que há 25 membros na comissão especial.