Sem um único hospital, Japeri construiu unidade de campanha - Divulgação
Sem um único hospital, Japeri construiu unidade de campanhaDivulgação
Por Aline Cavalcante
Um samba feito em 1984 diz em um dos refrões: "Imagine quem vem lá, é de Japeri”. Mais de 30 anos depois, os versos da composição ainda fazem sentido. O então distrito de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, emancipou-se em 1991 e vive, atualmente, uma crise política: o prefeito, Carlos Moraes, e outros dois vereadores foram presos em julho de 2018. Os três foram denunciados pelo Ministério Público Estadual por crime de associação ao tráfico de drogas. Desde então, o vice, César Melo, comanda interinamente a gestão do município.

A cidade possui o pior IDH da região metropolitana e um dos piores índices de homicídios dolosos – 74 a cada 100 mil habitantes. É a cidade com menos empregos formais do estado (6 vagas para cada 100 habitantes). Em março deste ano, em meio à pandemia, a Câmara de Vereadores aprovou aumento de 25% para os servidores.

Apesar de ter mais de 100 mil habitantes, nunca teve um hospital. A unidade de pronto-socorro é uma policlínica, que nem possui leito de UTI. Com a pandemia, a prefeitura decidiu construir um hospital de campanha e comprou respiradores antigos, bem mais caros do que o valor de mercado de uma empresa que não existe no endereço informado.

Em seu território passa a maior parte das águas que abastecem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo o Rio Guandu. Paradoxalmente, diversos bairros da cidade, inclusive o Centro, sofrem com a falta de água. A população aguarda a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA), que apesar de ter a licitação autorizada, ainda não tem previsão de conclusão da Cedae. Japeri não tem saneamento básico, todo o esgoto produzido nas casas é lançado diretamente nos rios.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Publicidade
Sobre a compra de respiradores, a prefeitura alegou que, mesmo com esse preço, a compra foi realizada pelo menor valor do Rio de Janeiro e que o importante era salvar vidas. Quanto ao endereço da empresa, disse que não é de sua competência conferir a informação. 
Sobre o saneamento básico, afirmou que existe um estudo sendo desenvolvido para atender essa demanda. Já em relação ao abastecimento de água no município, diz ser de responsabilidade da Cedae: "A prefeitura tem feito constantemente cobrança na melhoria no abastecimento aos munícipes", afirma.


RAIO-X

População: 105.548 habitantes (IBGE)
Densidade demográfica: 1.274,2 habitantes/km² (IBGE)
Economia: comércio, pequenos produtores rurais e indústria
Eleitores: 73.444
Publicidade
OS CANDIDATOS
CARLOS MORAES COSTA (PSDB)
Preso em julho 2018 por associação ao tráfico, foi afastado do cargo de prefeito acusado de ligação com o chefe do tráfico no Complexo do Guandu. Solto em outubro de 2019, foi condenado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Moraes foi prefeito em 2016, 2001 e 1993.
Publicidade
CEZAR MELO (CIDADANIA)
Atual prefeito da cidade, ingressou na política como vereador e já foi presidente da Câmara Municipal de Japeri, época em que aprovou um aumento de 87% salarial do cargo que viria a ocupar (vice-prefeito) ao vencer as eleições de 2016. É comerciante e tenta a reeleição.
FABINHO DO GUANDU (PSD)
Empresário do ramo da construção civil, é morador de Japeri há 42 anos. Foi secretário de Governo de Japeri no mandato de Timor e concorreu a vereador em 2012 e 2016.
Publicidade
DRA. FERNANDA OTIVEROS (PDT)
Formada em Medicina em 2004 pela Universidade Iguaçu (UNIG), Fernanda Ontiveros é filha do ex-vice-prefeito, médico, pré-candidato a vereador e presidente do PDT Japeri, Dr. Carlos Ontiveros.

HELDER PEDRO (PSC)
É Policial Militar e está em seu segundo mandato de vereador. Foi oposição ao governo do ex-prefeito Timor e faz oposição ao atual prefeito com denúncias constantes na câmara. A o que tudo indica, contará com o apoio do Presidente da ALERJ, André Ceciliano (PT).
JONAS CRUZ (Patriota)
Esta é a segunda tentativa de Jonas para ser prefeito de Japeri. O ex-vereador do município deixou de tentar a reeleição em 2016 para concorrer ao cargo de prefeito. Disputou pelo PSC e ficou em quarto lugar, somando 2.128 votos.

MANOEL POROCA (PTB)
Presidente regional do PTB, foi candidato a vereador em 2016 e candidato a prefeito em 2012 e disputou as eleições de 2018 para o cargo de deputado estadual.
Publicidade
TIMOR (Republicanos)
O ex-vereador e ex-prefeito (2008 e 2012) Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, disputa o terceiro mandato. Em março, a Câmara de Japeri anulou decretos que reprovavam quatro contas da gestão dele. Timor é réu em processo de corrupção por supostamente comprar apoio político de vereadores e está impedido de entrar na prefeitura e na Câmara Municipal.