Por O Dia
Quase um mês após o então secretário de Educação, Pedro Fernandes, determinar a volta às aulas para o dia 5 de outubro, o Brasil ultrapassa a marca de 145 mil mortos por covid-19, e a medida pode ser revertida. Parlamentares da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) destacam que o novo secretário, o professor Comte Bittencourt, vai mudar o cronograma escolar e a volta às aulas será adiada. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial no começo da próxima semana.
"Vamos fazer um diagnóstico do que está ocorrendo na rede e, em um primeiro momento, não temos nenhuma condição de falar de início das aulas no dia 5 de outubro", destacou o secretário Comte Bittencourt. A partir da semana que vem, o novo titular da pasta terá uma agenda cheia para se inteirar nos assuntos referentes à Educação no estado. Na segunda, terá reunião com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) e com a coordenadora de promotorias de Educação do Ministério Público.
Publicidade
Comti também vai agendar reuniões com a Secretaria de Saúde para avaliar os controles sanitários para que haja a possibilidade de retorno seguro. "Vamos consegui fazer testes nos docentes? Não vou colocar funcionário, professor, nem alunos e família em uma situação de risco. O governo não vai trabalhar com essa hipótese", ressaltou o novo secretário.  
Para o deputado Flávio Serafini (PSOL), presidente da Comissão de Educação da Alerj, ainda há muito a ser feito nas escolas para que o retorno possa ser considerado seguro. "O estado não preparou as escolas para a volta às aulas. Conversei com diretores de escolas ontem (quinta), e recebi informação que eles sequer receberam os recursos para comprar EPIs", destaca. Serafini propôs reunião da Comissão de Educação com Comte para inteirá-lo sobre a situação na rede estadual. Na semana seguinte, vai convocar audiência para que o secretário possa apresentar ao plenário e à população um planejamento para as escolas estaduais.
Publicidade
A busca por diálogo com a Secretaria de Educação é luta antiga do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). Dorotéia Frota, diretora do Sepe, afirma que procuram realizar uma audiência urgente com a pasta para discutir propostas pedagógicas que seriam adotadas durante a pandemia. O Sepe tenta abrir diálogo com a secretaria desde a gestão Fernandes.

 
Secretarias de Educação e Saúde sob nova direção
Publicidade
O governador em exercício, Cláudio Castro, anunciou mais mudanças no alto escalão do governo, ontem. Uma semana depois de Alex Bousquet anunciar sua saída da Secretaria de Saúde, atuando apenas como interino, Castro nomeou o médico Carlos Alberto Chaves de Carvalho para chefiar a pasta. Na Educação, depois de nove dias sem um secretário, o professor Comte Bittencourt foi anunciado. As nomeações foram publicadas ontem no Diário Oficial.
Carlos Alberto Chaves de Carvalho, novo secretário de Saúde, é formado em Medicina pela UFF, com MBA em Gestão de Saúde. Durante sua carreira, foi diretor dos hospitais estaduais Getúlio Vargas, Adão Pereira Nunes, Eduardo Rabelo e João Batista Cáffaro, dentre outros.
Publicidade
Já o atual secretário de Educação, filiado ao Cidadania, é professor e atuou como secretário de Educação e vice-prefeito de Niterói. Também foi deputado estadual na Alerj entre 2002 e 2018, onde integrou a Comissão de Educação por 14 anos.