Hospital precisou cancelar cirurgias, que foram remarcadas para a próxima semana. Carros-pipa fizeram abastecimento na unidade - Estefan Radovicz
Hospital precisou cancelar cirurgias, que foram remarcadas para a próxima semana. Carros-pipa fizeram abastecimento na unidadeEstefan Radovicz
Por O Dia

Um vazamento na Elevatória do Lameirão — conjunto de equipamentos que bombeia água para os municípios do Rio de Janeiro e de Nilópolis — impactou, ontem, até mesmo a realização de cirurgias no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, Zona Norte.

De acordo com a assessoria do Hospital Pedro Ernesto, todas as cirurgias que estavam agendadas na parte da manhã tiveram que ser adiadas e remarcadas para a próxima semana. As duas cisternas que abastecem a unidade de saúde estavam praticamente zeradas até o início da tarde, quando chegaram dois caminhões-pipa enviados pela Cedae — cada um com a capacidade de 10 mil litros de água.

Mesmo assim, apesar dos 20 mil litros de água, a assessoria do Pedro Ernesto afirmou que a quantidade ainda não era suficiente. Até o fechamento desta reportagem, o hospital seguia dependendo de caminhões-pipa para manter o estoque de água.

Em nota, a Cedae afirmou que os técnicos já realizaram o reparo na Elevatória Lameirão e que ela já opera com 100% de sua capacidade total. Assim, as adutoras estão em carga, retomando a distribuição de água para os dois municípios. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado em até 48 horas. A companhia destacou também que "para atender a hospitais e outros serviços essenciais foi montado um esquema especial com oferta de carros-pipa durante este período".

Procurada para saber se algum outro hospital do Estado do Rio sofreu com a falta de abastecimento assim como o Pedro Ernesto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou que "não houve informação de outra unidade com falta d´água".

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou, em nota, que "o atraso na manutenção do sistema Guandu deixou ontem a Secretaria Municipal de Saúde com monitoramento do abastecimento de água. Nenhuma unidade suspendeu serviços ou cancelou atendimentos, mas as das rede de Atenção Primária, que ficam localizadas na Zona Oeste, foram as que mais preocuparam. Hospitais, UPAs, Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde que solicitaram água, receberam carros-pipa para não terem o atendimento prejudicado".

Você pode gostar
Comentários