Crivella pode perder eleitores para Benedita, Lima e Martha Rocha - Ricardo Cassiano
Crivella pode perder eleitores para Benedita, Lima e Martha RochaRicardo Cassiano
Por Gabriel Sobreira

Pela primeira vez, em 35 anos, a cidade do Rio terá um candidato a prefeito com uma decisão de inelegibilidade tomada por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral, mas concorrendo com aval judicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF). Quem atesta é o cientista político e sociólogo Paulo Baía. "Isso nunca aconteceu na cidade. É uma novidade desde 1985, quando voltaram as eleições diretas para as capitais", aponta o professor da UFRJ, se referindo à decisão do TRE que tornou o Marcelo Crivella (Republicanos) inelegível até 2026.

O prefeito informou, anteontem, que vai recorrer da decisão e que estuda um pedido de anulação da votação. Procurados, a prefeitura e o TRE-RJ não se manifestaram até o fechamento da matéria. Baía afirma que a inelegibilidade de Crivella - que continua no pleito - traz, sim, um impacto nas eleições. Para o sociólogo, se Crivella ganhar, toma posse, já que a decisão do TRE-RJ não o tira da disputa. "A inelegibilidade de Crivella será usada como peça de marketing dos demais candidatos", afirma ele.

Baía lista três nomes de concorrentes que podem se beneficiar, em especial: "Martha Rocha (PDT), Luiz Lima (PSL) e Benedita da Silva (PT). Cito a Benedita porque ela tem uma faixa muito próxima à de Crivella, que é a de evangélicos", analisa o sociólogo. "Ela tem uma certa autonomia de votos, independentemente de ser PT, por ser uma militante evangélica desde a década de 1970", completa.

Chances remotas

Para o advogado Luiz Paulo Viveiros de Castro, as chances de Crivella derrubar a decisão do TRE são remotas: "O abuso do poder político é flagrante e a decisão foi por unanimidade. As provas são irrefutáveis".

Quando a questão é o julgamento do recurso no TSE, o tema é uma incógnita. "Não dá para prever quando vai julgar esse caso, apesar de ter o costume de julgar rápido", frisa Michael Mohallem, professor de direito da FGV-Rio.

Mohallem avalia, ainda, o ambiente eleitoral como conturbado devido às últimas denúncias e prisões. "Já era uma eleição muito particular por causa da covid-19, agora virou um ambiente muito conturbado com essas complicações".

Especialistas analisam o atual cenário político carioca
Publicidade
Para o advogado eleitoralista Luiz Paulo Viveiros de Castro, as chances de Crivella derrubar a decisão do TRE-RJ são remotas. “O abuso do poder político é flagrante e a decisão foi por unanimidade. As provas são irrefutáveis, com vários depoimentos de funcionários da Comlurb”, diz ele, que é professor de direito eleitoral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Em relação à justificativa da defesa do prefeito de que a decisão fora prejudicada por um dos desembargadores ser advogado da Lamsa, Viveiros de Castro classificou o argumento como “ridículo”. “Advogar para uma empresa que contende com o município, não com a pessoa do prefeito, não pode tornar o advogado suspeito”, defende.

Quando a questão é o julgamento do recurso no TSE, o tema é uma incógnita. “Não dá para prever quando ele vai julgar esse caso, apesar dele ter o costume de julgar rápido, mas está chegando em um momento eleitoral, tem outros casos mais urgentes que talvez o TSE passe na frente”, frisa Michael Mohallem, professor da FGV Direito-Rio.

Mohallem avalia ainda o ambiente eleitoral como conturbado devido às últimas denúncias, acusações, apreensões e prisões. “Já era uma eleição muito particular por causa da covid-19, agora virou um ambiente muito conturbado com essas complicações. Não há dúvida de que os críticos do Crivella vão passar mais tempo falando desses fatos (processos, acusações) do que críticas políticas e da agenda eleitoral. Isso conturba e desvia o foco da discussão que talvez fosse mais importante nesse momento”, destaca o docente.
Tribunal de Wilson Witzel
Publicidade
A Alerj publicou ontem as exigências para que deputados possam se candidatar a uma das cinco vagas para compor o tribunal misto que irá decidir o impeachment do governador afastado Wilson Witzel.
Os interessados têm até 14h30 de terça-feira, dia 29, para fazer a inscrição. Um dia antes, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) sorteará cinco desembargadores que também irão compor o tribunal misto.
Publicidade
Dos 180 desembargadores, ficam de fora magistrados que estiverem de férias, licença médica ou afastados por qualquer motivo na data do sorteio, além do presidente do TJRJ, Cláudio Tavares.
Você pode gostar
Comentários