Por O Dia
Rio - O deputado Dionísio Lins (Progressista), presidente da Comissão de Transportes da Alerj, oficiou nesta sexta-feira aos representantes das plataformas de aplicativos localizadas no Rio, um documento onde pede a retirada das plataformas de GPS, mapas e aplicativos de trânsito, todos os endereços considerados áreas de risco na cidade. A medida do parlamentar veio depois de uma pessoa ser baleada ao entrar por engano na comunidade da Cidade Alta, em Cordovil, após seguir a orientação do aplicativo Waze no celular.
De acordo com o deputado, essa não foi a primeira e nem será a última vez que pessoas de bem estarão sujeitas a sofrerem qualquer tipo de atentado por erro no equipamento.
Publicidade
"É fato que hoje estamos passando por um momento muito delicado na segurança pública, onde facções ocupam cada vez mais territórios e ditam suas regras. A retirada dos endereços considerados áreas de risco dos aplicativos e plataformas, visa somente resguardar a segurança de todos que utilizam esse serviço, que na verdade vem se mostrando totalmente ineficaz e perigoso. Se para quem já é morador da cidade por vezes acaba entrando por engano nesses locais, imagina quem é de fora", afirmou o parlamentar.
Dionísio disse ainda que não basta apenas os aplicativos indicarem ou sinalizarem esses locais nos mapas; é preciso uma medida mais radical para evitar novas vítimas que por desconhecimento do local, acabam entrando nessas comunidades que são dominadas na maioria das vezes por traficantes de drogas.
Publicidade
"No ofício estamos determinando ainda que essas plataformas atualizem trimestralmente seus endereços e monitorem o surgimento de novas áreas consideradas de risco, protegendo assim os usuários de futuros problemas. As empresas poderão realizar a atualização desses endereços, consultando ou realizando um convênio com o banco de dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e Batalhões de Polícia Militar. Creio que dessa forma reduziremos esse tipo de incidente na cidade", explicou Lins.