Pacientes são retirados de prédio no dia do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso - Reginaldo Pimenta
Pacientes são retirados de prédio no dia do incêndio no Hospital Federal de BonsucessoReginaldo Pimenta
Por O Dia
Rio - Subiu para oito o número de pacientes mortos após o incêndio do Hospital Federal de Bonsucesso (hfb), na Zona Norte, no último dia 27. Uma mulher, de 61 anos, morreu às 22h28 deste domingo no Centro de Emergência Regional do Leblon (CER-Leblon), onde estava internada desde que foi transferida do HFB.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente já chegou à unidade municipal no dia 27 em estado muito grave e instável, em uso de respirador. Este é o quarto óbito entre os transferidos do HFB para unidades da pasta municipal.
Publicidade
As demais vítimas do incêndio são: Marcos Paulo Luiz, de 39 anos; Núbia Rodrigues, de 42 anos; uma mulher de 83 anos; outra de 73 anos; um homem de 70 anos; uma menina de 1 ano; um homem de 93 anos e uma mulher de 61 anos – os dois últimos também morreram neste fim de semana.
Nesta manhã de terça-feira, médicos, enfermeiros e demais funcionários do HFB fizeram um protesto pacífico com abraço coletivo no hospital, cartazes de ‘não à privatização do SUS’ e ‘saúde não é mercadoria’.
Os manifestantes temem o fim de parte dos atendimentos, com a suspensão temporária de algumas especialidades e a transferência de médicos e enfermeiros para outras unidades de saúde.

"Nosso medo é que ao serem realocadas em outras unidades, algumas especialidades dos centros cirúrgicos não voltem a serem oferecidos no Hospital Federal de Bonsucesso. Tememos que a obra demore meses, um ano ou mais e caia no esquecimento e a unidade não volte a realizar cirurgias, uma referência na região. A clínica cirúrgica do Bonsucesso tem todas as especialidades, se ela não retornar será um crime. Queremos uma garantia das autoridades responsáveis de que este serviço voltará para o hospital quando estiver pronto para o atendimento pleno", diz o diretor do Corpo Clínico da unidade, Júlio Noronha.