Portões de escolas municipais seguem fechados. Prefeitura negocia com o estado para reabrir ao menos os refeitórios das unidades
 - Reginaldo Pimenta
Portões de escolas municipais seguem fechados. Prefeitura negocia com o estado para reabrir ao menos os refeitórios das unidades Reginaldo Pimenta
Por O Dia
Rio - A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que os alunos 9º ano e do último ano do Programa de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental retornem na terça-feira da próxima semana (dia 17/11) às aulas presenciais.

O retorno dos professores e demais profissionais de Educação ao ambiente escolar se dará entre hoje e quinta-feira. A volta às aulas será voluntária para os estudantes – os pais decidirão se levarão os filhos. Nesta semana ocorrem reuniões com professores, conselhos de pais e responsáveis, direções de unidades para alinhar detalhes para o retorno presencial de parte dos alunos, diz a pasta.

A SME diz que protocolos de segurança indicados pela Vigilância Sanitária serão cumpridos para que seja garantida a segurança da comunidade escolar. Haverá redimensionamento dos espaços utilizados e disponibilização dos produtos necessários para a higienização pessoal e do ambiente escolar.
Sindicato decide manter greve
Publicidade
Vai continuar a greve parcial de professores e demais profissionais municipais de Educação do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada depois de uma assembleia e votação online realizada nesta terça-feira.
"Foi decisão da maioria esmagadora, 73%, da categoria de manter a greve nos moldes que a gente vem fazendo até agora, desde 30 de julho. Ou seja, com contato com as famílias, as crianças, jovens, com atividades remotas, ou mensagens que mandamos para manter o vínculo, ou até pelas plataformas. Mas não o retorno presencial", afirma Duda Quiroga, da coordenação da capital do SEPE/RJ.
Publicidade
A coordenadora explica que a tomada da decisão foi baseada no princípio de que a greve é pela vida e que o retorno presencial colocaria em risco a comunidade escolar.
"Essas atividades remotas, ainda que tenhamos um monte de críticas a elas, não colocam a vida em risco. Suspendê-las é só penalizar ainda mais os nossos estudantes em um ano em que eles já são tão penalizados. Achamos que não valia a pena, não nesse momento, não por enquanto que não está nem muito claro o procedimento da Prefeitura do Rio, que está num vaivém. Os 73% dos presentes acharam que temos que aguardar um pouco mais antes de tomar uma decisão mais radical e ver as cenas dos próximos capítulos que estarão muito relacionadas a quem estará no segundo turno das eleições", defende ela.
Publicidade
Professores voltam nesta quarta-feira
Uma circular disparada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), na segunda-feira, convocou a volta dos professores a partir desta quarta-feira. ‘Orientações para o primeiro momento de retomada das aulas presenciais’ é o assunto do documento de cinco páginas. “Cumpre registrar que o retorno dos professores e demais servidores às unidades escolares acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2020”, diz o texto.
Publicidade
O ofício lista algumas orientações que devem ser observadas para que a retomada das atividades seja feita da forma mais segura possível. Neste momento, devem retornar às atividades presenciais nove tipos de servidores: Professor de Educação Infantil; Professor Adjunto de Educação Infantil; Professor de Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Professor de Ensino Fundamental - Anos Finais; Professor I; Professor II; Professor de Sala de Leitura; Agente de Educação Infantil e Agente de Atendimento à Educação Especial.
As unidades escolares funcionarão nos seguintes horários: manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) e noite (18h às 20h30).
Publicidade
Neste momento, não retornarão às atividades, os servidores que pertencem ao grupo de risco, de acordo com o Decreto Rio nº 47.247/20, que se enquadrem nas seguintes hipóteses: idade igual ou superior a 60 anos; portadores de doença cardiovascular; doença pulmonar; câncer; diabetes; doenças tratadas com medicamentos imunodepressores e quimioterápicos. Além de casos atestados como suspeitos; transplantados; gestantes; lactantes; obesos e pacientes renais crônicos.
A circular afirma ainda que será obrigatório o uso de máscara, não sendo permitido o acesso ou permanência de pessoas sem máscara nas dependências da unidade escolar. “É imprescindível a utilização constante de álcool em gel bem como a adoção de todos os protocolos de distanciamento conforme as normativas expedidas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária”, diz o documento.