Gabriel Monteiro, candidato a vereador, com escolta - Reprodução
Gabriel Monteiro, candidato a vereador, com escoltaReprodução
Por O Dia
Rio - A Polícia Militar identificou e abriu inquérito contra os agentes que participaram da escolta ilegal armada ao candidato a vereador Gabriel Monteiro (PSD), na última quarta-feira. A corporação apurava a conduta dos militares desde a manhã desta sexta-feira, quando O DIA publicou imagens de campanha divulgadas pelo próprio candidato, onde os policiais aparecem sem fardamento e portando armas ao lado do ex-PM.


De acordo com a corporação, os policiais responderão a processo interno pelas violações do código da corporação. O uso de distintivos não regulamentados foi outra falha dos policiais integrantes da escolta ilegal. A conduta dos militares foi registrada durante compromisso de campanha de Gabriel Monteiro, em Campo Grande, na Zona Oeste. 
Publicidade
Procurado pela reportagem, o candidato a vereador disse estar sob proteção do Estado, contudo, segundo a PM, a proteção se restringe ao domicílio do ex-PM, em Copacabana. Além disso, a corporação explica que essa escolta é feita por policiais fardados. 
O DIA procurou um especialista em segurança dignatária e confirmou a informação. "Pela lei, esses agentes não podem colocar suas armas à serviço da segurança de um terceiro. Pior que isso é o uso de armamento de caça para fazer tal proteção", concluiu o especialista, se referindo a espingarda, calibre 12, portada por um dos agentes flagrados nas imagens. 
Publicidade
Ainda segundo o especialista, tal armamento pode ser adquirido por policiais militares, mas não portado ostensivamente e para segurança de terceiros.
 
Publicidade