Rocinha foi uma das regiões mais afetadas pela chuva - Reprodução / Internet
Rocinha foi uma das regiões mais afetadas pela chuvaReprodução / Internet
Por O Dia
Rio - A chuva que caiu neste sábado na cidade vai continuar hoje, mas com menos intensidade. A previsão do sistema Alerta Rio é que o primeiro domingo de 2021 tenha chuva de fraca a moderada durante todo o dia. A cidade segue em estágio de atenção, desde as 10h45 de ontem.
O tempo está instável no Rio por causa da vinda de umidade do oceano para o continente. O céu neste domingo ficará encoberto, os ventos serão de fraco a moderado e as temperaturas vão variar de 19°C a 28°C.
Publicidade
O temporal de ontem provocou 49 bolsões d'água e pontos de alagamento em toda a cidade, dentre eles alguns na Barra da Tijuca e na Lagoa. Houve também queda de árvores, postes, de estruturas e buracos nas ruas, como o afundamento de parte das pistas da Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, e da Rua Luiz Beltrão, em Vila Valqueire.
Publicidade
As principais regiões afetadas pela chuva de ontem ficam no entorno do Maciço da Tijuca. Segundo o Alerta Rio, no Jardim Botânico, de 8h às 18h deste sábado choveu 62% da média histórica para todo o mês de janeiro. Na Rocinha, a chuva do mesmo período representou 56% da média prevista para o mês, e em Piedade 55%.
Veja onde mais choveu e o acumulado em 24h (7h35)
Publicidade
. ROCINHA: 136 mm
. JARDIM BOTÂNICO: 125,4 mm
. ALTO DA BOA VISTA: 120,2 mm
. PIEDADE: 105,4 mm
. GRAHJAÚ-JACAREPAGUÁ: 99,4 mm
. MUDA: 80,6 mm 
Ao longo de todo o sábado, a Defesa Civil municipal acionou 21 sirenes em nove comunidades de alto risco geológico, onde o índice pluviométrico atingiu o protocolo de desocupação preventiva (40 mm em 1h).
Publicidade
As comunidades que tiveram acionamento de sirenes
. Rocinha
. Chácara do Céu
. Barão
. Juramento
. Morro do Céu
. Pretos Forros
. Parque Silva Vale
. Rua Brício de Moraes
. Ouro Preto
Publicidade
PRÓXIMOS DIAS
A chuva no Rio deve continuar até pelo menos a próxima quinta-feira, com uma pequena pausa na terça. Nesta segunda, áreas de instabilidade em altos e médios níveis atuam ocasionando de chuva fraca a moderada isolada durante a tarde e à noite. A terça-feira será apenas de variação da nebulosidade.
Publicidade
Na quarta, áreas de instabilidade ocasionarão pancadas de chuva moderada isoladas durante a
tarde. E na quinta-feira, o aumento de umidade manterá o tempo instável com previsão de chuva de fraca a moderada isolada a qualquer hora. 
Publicidade
Veja a previsão até quinta
. DOMINGO: Mínima: 19°C Máxima: 28°C
. SEGUUNDA: Mínima: 19°C Máxima: 31°C
. TERÇA: Mínima: 20°C Máxima: 33°C
. QUARTA: Mínima: 21°C Máxima: 35°C
. QUINTA: Mínima: 22°C Máxima: 34°C