Rocinha foi uma das regiões mais afetadas pela chuva - Reprodução / Internet
Rocinha foi uma das regiões mais afetadas pela chuvaReprodução / Internet
Por O Dia
Rio - A chuva que caiu neste sábado na cidade e que provocou a formação de diversos bolsões d´água e alagamentos pelas principais vias do Rio vai continuar hoje, mas com menos intensidade. A previsão do sistema Alerta Rio é que o primeiro domingo de 2021 tenha chuva de fraca a moderada durante todo o dia. O município segue em estágio de atenção, desde as 10h45 de ontem.
O tempo está instável na capital fluminense por conta da vinda de umidade do oceano para o continente. O céu neste domingo (3), que já se encontrava nublado pela manhã, permanecerá encoberto na parte da tarde e à noite, e os ventos serão de fraco a moderado. As temperaturas devem ficar entre a mínima de 19°C e máxima de 28°C.
Publicidade
O temporal de ontem provocou 49 bolsões d'água e pontos de alagamento em toda a cidade, dentre eles alguns na Barra da Tijuca e na Lagoa. Houve também queda de árvores, postes, de estruturas e buracos nas ruas, como o afundamento de parte das pistas da Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, e da Rua Luiz Beltrão, em Vila Valqueire.
Publicidade
As principais regiões afetadas pela chuva deste sábado ficam no entorno do Maciço da Tijuca. Segundo o Alerta Rio, no Jardim Botânico, de 8h às 18h deste sábado, choveu 62% da média histórica para todo o mês de janeiro. Na Rocinha, a chuva do mesmo período representou 56% da média prevista para o mês, e em Piedade, 55%.
Veja onde mais choveu e o acumulado em 24h (7h35)
Publicidade
. Rocinha: 136 mm
. Jardim Botânico: 125,4 mm
. Alto da Boa Vista: 120,2 mm
. Piedade: 105,4 mm
. Grajaú-Jacarepaguá: 99,4 mm
. Muda: 80,6 mm 
Ao longo de todo o sábado, a Defesa Civil municipal acionou 21 sirenes em nove comunidades de alto risco geológico, onde o índice pluviométrico atingiu o protocolo de desocupação preventiva (40 mm em 1h). Os locais que tiveram o alerta sonoro ligado foram Rocinha, Chácara do Céu, Barão, Juramento, Morro do Céu, Pretos Forros, Parque Silva Vale, Rua Brício de Moraes e Ouro Preto.
Publicidade
 
PRÓXIMOS DIAS
Publicidade
A chuva no Rio deve continuar até pelo menos a próxima quinta-feira, com uma pequena pausa na terça. Nesta segunda, áreas de instabilidade em altos e médios níveis atuam ocasionando de chuva fraca a moderada isolada durante a tarde e à noite. A terça-feira será apenas de variação da nebulosidade.
Publicidade
Na próxima quarta, áreas de instabilidade ocasionarão pancadas de chuva moderada isoladas durante a
tarde. E na quinta-feira, o aumento de umidade manterá o tempo instável com previsão de chuva de fraca a moderada isolada a qualquer hora. 
Confira a previsão até quinta
Publicidade
. Domingo: Mínima: 19°C Máxima: 28°C
. Segunda: Mínima: 19°C Máxima: 31°C
. Terça: Mínima: 20°C Máxima: 33°C
. Quarta: Mínima: 21°C Máxima: 35°C
. Quinta: Mínima: 22°C Máxima: 34°C