Terceirizados dispensados da Faetec denunciam que não receberam direitos trabalhistas - Divulgação/Governo do Estado
Terceirizados dispensados da Faetec denunciam que não receberam direitos trabalhistasDivulgação/Governo do Estado
Por O Dia
Rio – Funcionários terceirizados da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), que foram dispensados do trabalho em setembro do ano passado, denunciam que ainda não receberam seus salários e outros benefícios previstos na lei trabalhista. Muitos ainda não tiveram baixa na carteira de trabalho.

A demissão em massa, cerca de 1200, ocorreu em meio a pandemia da Covid-19, o que agravou ainda mais a situação dos terceirizados.

“Nós fomos dispensados sem aviso prévio. Em meio a essa pandemia perdemos nossos empregos. Tem muita gente com a geladeira vazia em casa. É muito triste essa situação. A gente só quer brigar pelo nosso direito”, reclama o terceirizado Maicon Sales.

Os terceirizados trabalhavam para a Gaia Service Tech Tecnologia e Serviços Ltda., empresa que presta serviços para a Faetec. No ano passado a empresa foi denunciada por atraso de salários. Os profissionais ocupavam funções administrativas e de segurança.

“São quatro meses sem respostas e um posicionamento da Gaia ou da Faetec. Se a gente trabalhou, eles precisam cumprir com o papel deles, não podem ficar omissos. A situação está cada vez mais complicada. As contas estão vencendo e não sei como vou pagar. A geladeira de casa está vazia”, diz outro terceirizado.

A Gaia Service Tech é a antiga empresa Átrio Rio Service, que tinha como mandatário o empresário Mário Peixoto, preso na Operação Favorito, em maio do ano passado, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

Procurada, a Faetec informou que o pagamento relativo aos serviços prestados pela empresa terceirizada Gaia Service Tech está suspenso em virtude de uma decisão judicial e que o contrato com a empresa foi e4ncerrado no dia 25 de agosto de 2020.

Em nota, a Gaia informou que a instituição está ciente do caso e solidária, mas que não paga as notas nos valores integrais da Gaia desde março, e que, apesar disso, os salários foram mantidos em dia até agosto, quando a empresa chegou ao seu limite financeiro".
Confira a nota na íntegra:

"Estamos cientes e solidários, mas informamos que a Faetec não paga as notas nos valores integrais da Gaia desde março, e que, apesar disso, os salários foram mantidos em dia até agosto, quando a empresa chegou ao seu limite financeiro. Em 27/08/2020, a Faetec encerrou o contrato que mantinha sem quitar a sua dívida.

A empresa já ingressou com um procedimento de mediação junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (0102570-17.2020.5.01.0000) para que haja a liberação, ao menos da parte dos valores que seriam referentes às verbas rescisórias.

Estamos buscando com afinco uma solução, que hoje depende da Justiça.

Quanto à baixa nas carteiras de trabalho, a empresa agendou as baixas na sede da FAETEC, em Quintino, nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Aqueles que não compareceram e entraram em contato, isso foi feito na proporia empresa. A empresa pede que aqueles que não o fizeram ainda procurem a empresa o quanto antes".