Polícia prende suspeito de abusar sexualmente de influenciadoras digitais - Reprodução de vídeo / Divulgação / Polícia Civil
Polícia prende suspeito de abusar sexualmente de influenciadoras digitaisReprodução de vídeo / Divulgação / Polícia Civil
Por Thuany Dossares
Rio - Acusado pela polícia de se aproximar de blogueiras para cometer violação sexual, Matheus Calainho Cyranka foi preso por agentes da 16ª DP (Barra da Tijuca), na noite de segunda-feira, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. O suspeito já teria feito, pelo menos, sete vítimas.

De acordo com as investigações, Matheus se passava por massagista e esteticista. Ele procurava influenciadoras digitais em redes sociais e propunha parcerias, oferecendo seus serviços em troca de divulgação do trabalho nos perfis das vítimas. Para se aproximar e fazer com que as influencers não desconfiassem de suas verdadeiras intenções, Matheus dizia que era homossexual.

Ainda segundo a Polícia Civil, ele marcava com as vítimas de ir realizar o serviço na casa delas e durante as supostas sessões de tratamento, se aproveitava para cometer os abusos sexuais.

"Ele pratica esse crime há cerca de um ano e atendia em domicílio. Ele disse que nunca tinha feito nenhum curso de massoterapeuta ou algo do tipo, que só via tutorial no youtube", explicou a delegada Ana Carolina Medeiros Caldas.

Matheus é investigado em sete inquéritos policiais na Delegacia da Barra da Tijuca. As vítimas começaram a registrar o caso, depois que uma influencer da região postou seu caso no Instagram, há cerca de um mês, segundo a delegada.

Na ocasião, a influenciadora compartilhou em seus stories no Instagram que uma empresa de estética havia entrado em contato com ela pelo direct, oferecendo uma proposta de permuta. Na mensagem, a pessoa dizia que era homem mas que era gay.

"Ele me mandou mensagem e falou "eu sou homem mas sou gay, isso realmente é uma coisa que eu sofro muito no meu trabalho, mas se você se incomodar, ver algum problema, só falar que a gente não faz". Eu jamais deixaria de fazer por isso. Até me senti mal, porque quando ele falou eu até cogitei, porque a gente como mulher tem nossas inseguranças, mas falei que não tinha problema e ele veio aqui em casa", descreveu ela.

A vítima também narrou em seu perfil como tudo aconteceu. "Eu comecei a achar um pouco estranho, ele estava fazendo a massagem, eis que eu olho pelo espelho e ele estava se masturbando enquanto ele fazia a massagem em mim. Quando vi a situação, tive uma reação ativa, Graças a Deus, parti para cima dele e expulsei ele de casa. Foi uma situação muito ruim", contou, muito emocionada.

Matheus foi encontrado em casa, no Recreio dos Bandeirantes e contra ele, foi cumprido um mandado de prisão preventiva por violação sexual mediante fraude. Ao ser preso, ele negou as acusações e ao chegar na delegacia se reservou ao direito de ficar em silêncio, segundo a delegada. No entanto, Ana Carolina acredita que com a prisão, outras vítimas procurem a delegacia.