Operação mira empresas laranjas que vendem GNV irregular - Divulgação
Operação mira empresas laranjas que vendem GNV irregularDivulgação
Por O Dia
Rio - Policiais civis da Delegacia de Defraudações (DDEF), com apoio de unidades especializadas e do Procon, realizaram nesta quinta-feira (28), a “Operação Conversão” para desarticular uma quadrilha que faz instalação irregular de equipamentos de gás natural veicular (GNV). O bando utiliza documentação falsa e empresas em nome de "laranjas" para realizar o serviço e atua em diversos estados.

Os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em bairros da Zona Oeste e da Baixada Fluminense. Ao todo foram quatro meses de investigação. Os policiais descobriram que os equipamentos de gás eram instalados de forma irregular e não apresentavam itens de segurança, expondo os consumidores a risco. Há relatos de que automóveis explodiram devido ao vazamento e má instalação dos aparelhos.

As investigações também apontam que muitas dessas empresas são controladas por milicianos. Esse grupo, ainda segundo a polícia, ameaçava os responsáveis pela fiscalização. Além disso, proprietários dessas empresas "laranjas" recebiam percentuais pelas vendas sem declarar impostos.