Caminhão do Programa Nacional de Imunização chega ao Galeão, nesta terça, para levar doses da vacina Oxford/AstraZeneca para a Fiocruz - Reginaldo Pimenta
Caminhão do Programa Nacional de Imunização chega ao Galeão, nesta terça, para levar doses da vacina Oxford/AstraZeneca para a FiocruzReginaldo Pimenta
Por Bernardo Costa
RIO - Das duas milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca que chegaram nesta terça-feira ao Brasil, cerca de 186 mil serão destinadas ao Estado do Rio, segundo informações do secretário de Estado de Saúde do Rio, Carlos Alberto Chaves. O número corresponde a 9,3% do total do lote de imunizantes, que foram produzidos no Instituto Serum, da Índia, e estão prontos para a aplicação. As vacinas foram entregues ao Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, no início da tarde. 
Segundo Chaves, as doses serão distribuídas integralmente a todos os municípios do Rio de Janeiro, que irão decidir se aplicam todas as vacinas em primeira dose ou se guardam parte para a aplicação em uma segunda etapa.
Publicidade
"Vamos cumprir a nova orientação do PNI (Programa Nacional de Imunização). Anteriormente, nós seguramos a segunda dose porque era norma do PNI. Agora que o governo pediu para liberar geral, estamos cumprindo a nova determinação. Vamos entregar todas as doses e os municípios vão definir se aplicam todas de uma vez ou se guardam para uma segunda aplicação", explica Carlos Alberto Chaves.
Segundo Chaves, as 186 mil novas doses serão distribuídas "automaticamente" assim que forem liberadas pelo Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro, após etiquetagem e análises pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, processo que deve ser concluído na madrugada desta quarta-feira.
Publicidade
"Após as doses serem levadas pela Polícia Federal para o CGA (Coordenação Geral de Armazenamento), em Niterói, vamos preparar as quantidades para cada município de acordo com o índice populacional, o que leva um dia e, no dia seguinte, as doses estarão sendo entregues", afirma Chaves.
De acordo com o secretário, ainda não há a confirmação da entrega de novas doses da CoronaVac nesta semana para o Estado do Rio:
Publicidade
"Sobre isso ainda não fui informado".
O secretário retornou para a cidade do Rio nesta manhã, após participar da distribuição para os municípios, que teve início ontem, do lote de 173.500 doses de CoronaVac destinadas à aplicação nas pessoas que receberam a primeira dose do imunizante. Chaves esteve em Miracema, Itaperuna e Campos dos Goytacazes.
Publicidade
"Completamos a missão. Todas as doses foram entregues", diz Chaves, acrescentando que a Região Serrana irá receber os imunizantes nesta terça-feira, pois o mau tempo impediu a entrega na segunda-feira.
Segundo a assessoria de Secretaria de Estado de Saúde (SES), a pasta aguarda notificação oficial do Ministério da Saúde sobre os públicos-alvos dessa nova remessa da vacina Oxford/AstraZeneca. As doses chegaram à Base Aérea do Galeão, no Aeroporto Internacional do Rio, às 11h18 desta terça-feira.
Publicidade
Segundo o Ministério da Saúde, o cronograma de distribuição das doses está sendo elaborado e será divulgado após o recebimento das doses. Segundo a pasta, o governo federal espera receber ainda nesta semana também novos lotes da vacina CoronaVac pelo Instituto Butantan. 
NOVA ORIENTAÇÃO 
Publicidade
Na última sexta-feira, em reunião com os prefeitos, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, orientou que as próximas vacinas a serem distribuídas pelo PNI devem ser usadas em primeira dose, sem necessidade de armazenamento da metade enviada a cada cidade para aplicação em segunda etapa. 
A nova orientação, segundo o ministro, está baseada na garantia da distribuição de mais doses aos estados e municípios. Até o momento, as únicas vacinas que estão sendo distribuídas no país são a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca, que necessitam de duas aplicações para total eficácia.
Publicidade
NAS CIDADES
Rio de Janeiro - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que aguarda a confirmação da quantidade de doses a serem encaminhadas pelo Ministério da Saúde nas próximas remessas para redefinir o calendário de vacinação da cidade. 
Publicidade
São Gonçalo - Segundo a prefeitura, a Secretaria municipal de Saúde ainda não recebeu informação sobre quantidade e dia de retirada das vacinas Oxford/AstraZeneca. No momento, a vacinação de primeira dose está interrompida nas unidades de saúde. As vacinas de primeira dose estão sendo aplicadas apenas em idosos com mais de 81 anos acamados ou com mobilidade reduzida que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família.
Nova Iguaçu - A vacinação está acontecendo em 14 postos de saúde da cidade. Nesta terça, a vacinação é destinada a idosos de 83 anos. Ao longo da semana, a vacinação segue o seguinte cronograma: quarta-feira (82 anos), quinta-feira (81 anos) e na sexta-feira (80 anos). No próximo sábado a vacinação é para quem tiver perdido a data ao longo da semana. É preciso levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Todas essas imunizações são de primeira dose. 
Publicidade
Nesta terça-feira, segundo a prefeitura,foram entregues pelo estado 7.400 doses de CoronaVac. Elas serão destinadas à vacinação dos idosos acima de 80 anos, e serão divididas entre primeiras e segundas doses para esse público-alvo. A expectativa é que o estoque atual seja suficiente até o próximo sábado.
Duque de Caxias - A prefeitura informou que município recebeu  mais 8.390 doses da vacina Coronavac, e 
retomou na manhã desta terça-feira (23), a vacinação para os idosos com 80 anos ou mais no município. A vacinação no sistema Drive Thru, aconteceu em cinco pontos espalhados pela cidade: Praça do Olavo Bilac, Praça da Apoteose (Vila São Luiz), Praça do Jardim Gramacho, Praça de Campos Elíseos e Praça da Igreja do Pilar.
Publicidade
Com as ações realizadas nesta terça-feira (23), o município de Duque de Caxias registra mais de 27.500 doses aplicadas, contemplando os seguintes grupos: Profissionais de saúde, idosos acamados, residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), trabalhadores de 60 anos ou mais da rede municipal de Educação (SME) e idosos de 80 anos ou mais. Os números atualizados registram que 5.438 profissionais de saúde das redes pública e privada já receberam a segunda dose da vacina Coronavac no município.

Quanto a estratégia municipal para aplicação do novo lote da vacina Oxford/AstraZeneca, a Secretaria Municipal de Saúde informa que aguarda informações oficiais sobre previsão de entrega e quantitativo destinado ao município de Duque de Caxias, para organizar o cronograma de vacinação e definir grupos a serem alcançados, tendo como base o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
São João de Meriti - A prefeitura informa que recebeu, nesta terça-feira, um total de 5.435 doses do imunizante Coronavac enviadas pelo Governo do Estado. Dessas, 2.675 serão destinados para a primeira dose e as outras 2.760 para a segunda dose. O público-alvo pessoas a partir dos 75 anos de idade e profissionais de saúde a partir dos 60, desde que possuam registro ativo de seu respectivo conselho.
Publicidade
A vacinação será retomada na cidade nesta quarta-feira, das 9h às 12h, para quem for tomar a primeira dose, e das 12h às 15h para quem for tomar a segunda dose. Oito postos de saúde estão vacinando em São João de Meriti. 
O DIA também procurou as cidades de Niterói, Belford Roxo e Queimados, e aguarda posicionamento sobre a campanha de vacinação nessas cidades 
Publicidade