Novos lotes de insumos para a vacina de Oxford chegam ao Brasil neste sábado
Material possibilitará a fabricação de 12 milhões de novas doses
Rio - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que o segundo e terceiro lote com matéria-prima para a fabricação da vacina de Oxford vão chegar ao Brasil neste sábado (27). Os insumos serão enviados ainda nesta quinta-feira (25), de Pequim, na China, e serão transportados de avião até o Brasil.
De acordo com a Fiocruz, o insumo, chamado de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), será usado para a produção de cerca de 12 milhões de doses da vacina. A previsão para que as novas doses sejam entregues ao Ministério da Saúde é durante o mês de março.
Publicidade
Fiocruz começa processo de envase das vacinas contra covid-19
No dia 12 de fevereiro, a Fiocruz começou o processo de envase das doses da vacina contra a Covid-19, formulada pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford, a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Conhecida como envase, esta etapa é a que as doses formuladas pela equipe serão colocadas nos frascos. O primeiro lote será de pré-validação da vacina.
Publicidade
A Fiocruz espera que 700 mil doses por dia sejam envasadas nos meses de fevereiro e março. No fim de março, a produção das doses de vacina aumentará. Uma segunda linha entrará em produção, o que permitirá o envase de até 1,3 milhão de doses por dia. Desta forma, a Fiocruz vai praticamente dobrar as entregas em abril, quando passará de 15 milhões de doses para, aproximadamente, 27 milhões de doses.