Uma profissional da Saúde orienta um grupo de idosos que aguarda a vacinação no Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio
Uma profissional da Saúde orienta um grupo de idosos que aguarda a vacinação no Museu da República, no Catete, Zona Sul do RioLuciano Belford
Por O Dia
Rio - O prefeito Eduardo Paes se reuniu, nesta segunda-feira (01), com o comitê científico da covid-19 para discutir sobre a necessidade de ampliação das medidas restritivas para evitar a propagação do coronavírus. Logo após, Paes anunciou em seu Twitter que foi aconselhado a manter as restrições atuais, não havendo urgência de se estabelecer um lockdown.
Segundo o prefeito, a reunião contou com a presença de ex-ministros da saúde, ex-secretários de vigilância em saúde, infectologistas e acadêmicos. O comitê recomendou que a Prefeitura intensifique a fiscalização de irregularidades e se mantenha atenta aos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.
Publicidade
Paes falou com a imprensa mais cedo, durante um evento no Cristo Redentor, e disse que não descartava o lockdown e que seguiria as recomendações do comitê científico. "Eu nunca descartei lockdown, a gente trabalha com a ciência. Os números do Rio são muito baixos, não há uma pressão sobre a rede pública, há uma diminuição de casos, internações e óbitos. Enquanto perdurar esse quadro, enquanto a ciência mandar a gente fazer as restrições que estamos fazendo, nós vamos fazer".
Publicidade
Ainda neste evento, Paes anunciou que se reuniria com o comitê científico e expressou sua preocupação em evitar o agravamento da pandemia. "Tem uma angústia aqui de um governante que está vendo os números positivos da cidade, mas estou vendo acontecer em São Paulo, Salvador, Porto Alegre. Eu quero estar preparado e não ser surpreendido. Não tem achismo, os números no Rio se mostram positivos, então eu vou acreditar na ciência, nos números".
No momento, as medidas adotadas pelo município do Rio estão divididas em permanentes, variáveis e recomendáveis. As obrigatórias se referem ao uso de máscara em locais públicos, disposição de álcool em gel e respeito ao distanciamento social.
Publicidade
Entre as medidas variáveis, está a limitação da capacidade de lotação de estabelecimentos, a alteração nos horários de funcionamento e a ampliação das regras de distanciamento em locais fechados. Estas medidas devem ser seguidas de acordo com os três estágios de risco por região administrativa: moderado, alto ou muito alto. Destaca-se que todos os estabelecimentos e locais públicos devem seguir as medidas obrigatórias e se atentar para as condições das medidas variáveis.
Já as medidas recomendáveis servem de alerta para que os cidadãos evitem o contato com pessoas com quem não compartilham moradia e procurem não sair de casa em situações desnecessárias. Estas medidas são enfatizadas para as pessoas que fazem parte do grupo de risco.
Publicidade