Equipamento evita em 60% internações nas UTIs por covid-19Divulgação

Por O Dia
Rio - Um projeto de lei que autoriza a utilização do capacete Elmo no tratamento de pacientes com covid-19 em hospitais estaduais e de campanha foi aprovado nesta quinta-feira  pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). De acordo com a infectologista Tânia Vergara, o equipamento é um concentrador de oxigênio que reduz o risco de ser intubado.
Segundo a Alerj, o capacete Elmo é um mecanismo de respiração artificial que pode diminuir em até 60% a necessidade de intubação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A tecnologia, criada e produzida por pesquisadores do Ceará, tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Publicidade
O projeto de lei foi aprovado com urgência pela Alerj, que incluiu na proposta que a aquisição do capacete Elmo deve ser feita com recursos do SUS.
"Esse capacete tem eficácia comprovada no Ceará e também em Manaus. Com certeza poderá ser um grande instrumento para salvar vidas e ajudar no trabalho dos profissionais da saúde. Agora confiamos na sensibilidade do governador para que possa sancionar o quanto antes a lei", afirma o deputado Anderson Alexandre, autor do projeto.

Ainda segundo a pasta, utilizando um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete Elmo pode ser aplicado em pacientes considerados de baixa e média complexidade. Com isso, além de desafogar os leitos de UTI, evita efeitos decorrentes da intubação, como a sedação por longo tempo e o uso de medicamentos que prolongam o período de recuperação dos pacientes.