Talões de estacionamento do Rio Rotativo ganham novo layout
Talões de estacionamento do Rio Rotativo ganham novo layout Alexandre Brum / Agência O Dia / Arquivo
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), anunciou que o novo layout dos talões de estacionamento do Rio Rotativo, válidos para os anos de 2021 e 2022, estará disponíveis para venda a partir desta quinta-feira (18). A resolução foi publicada na edição de quarta-feira (17) do Diário Oficial.
A SMTR esclareceu ainda que qualquer pessoa, física ou jurídica, que tenha seu cadastro devidamente aprovado na Secretaria Municipal de Transportes, pode comprar o novo talão, que será padronizado na cor azul. A solicitação para o cadastramento deve ser realizada na sede da secretaria, em Botafogo, Zona Sul do Rio, mediante agendamento pelo e-mail [email protected]. Os revendedores devem entregar ao setor de protocolo da SMTR as relações de locais de revenda e de guardadores, devidamente cadastrados na Delegacia Regional do Trabalho.

A secretária assegurou que o uso dos talões do ano de 2019 e 2020 ainda serão válidos até o dia 31 de março deste ano. "A resolução considera a necessidade de otimizar o uso de talões anteriormente adquiridos, sem causar prejuízos aos operadores do sistema, de evitar o desperdício quanto ao descarte de talões com sua data de utilização/validade vencida, e a queda no consumo dos talões durante o ano de 2020, ocasionada pela pandemia de covid -19", disse a SMTR.

Sobre a denúncia de motoristas que alegam falta de talões circulando nas ruas, a secretaria esclareceu que há talões disponíveis com os sindicatos dos guardadores. No entanto, em caso de ausência do tíquete, a Guarda Municipal do Rio vai manter suspensa, até quinta-feira (18), a aplicação de multas a pessoas flagradas nas vagas de estacionamento rotativas sem o talão.

Ao ser questionada sobre as irregularidades enfrentadas no sistema de estacionamento rotativo da cidade, entre elas o aumento da cobrança por parte dos guardadores de carros e falta de talões disponíveis para os motoristas, a SMTR disse que foi criado em fevereiro deste ano um Grupo de Trabalho para estudar e apresentar soluções viáveis a curto e médio prazo para utilização e exploração das vagas de estacionamento. "O grupo está fazendo uma análise sobre as modernizações necessárias no sistema e na forma de controle. Após essa etapa, serão adotadas medidas para a melhoria no serviço e no atendimento à população, com cobrança justa e maior segurança", esclareceu.

Modernizações adotadas pela Prefeitura
Publicidade
Os talões do Rio Rotativo passam a ter a cor azul - Divulgação
Os talões do Rio Rotativo passam a ter a cor azulDivulgação


Além de estabelecer a nova identidade gráfica, foram modernizadas as especificações dos itens de segurança a serem observados pela população e pelos agentes de fiscalização, a fim de evitar fraudes e falsificações.

São 14 itens de segurança e o valor do talão continua R$ 2. É importante destacar que os tíquetes com o visual antigo referentes ao ano de 2020 e 2021 ainda estão válidos