(Arquivo) Está proibida a permanência da praia neste fim de semana
(Arquivo) Está proibida a permanência da praia neste fim de semanaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Beatriz Perez
Rio - Ao comentar o fechamento das praias neste fim de semana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, reconheceu que, segundo epidemiologistas, as praias são espaço de menos transmissão da covid-19 do que locais fechados, mas o prefeito afirmou tratar-se de um espaço simbólico no Rio. "Há aqui um esforço de chamar a consciência coletiva neste momento", explicou.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, foi incisivo ao ser questionado se o fechamento das praias também proibiria a prática de esportes do mar. O momento é de ficar em casa e reduzir a circulação de pessoas na rua, insistiu o secretário.
Publicidade
"Não é o momento de praticar esporte na praia ou tomar banho de mar. A gente tem a nova variante do vírus, a P1, que está circulando intensamente na cidade, que pode ser mais grave. Pessoas vão morrer. Não é o momento nem de perguntar se pode fazer festa ou tomar banho de mar. Tem que ter consciência de ficar em casa", afirmou Soranz.
Paes disse em coletiva de imprensa nesta sexta-feira que a cidade está preparada para implementar medidas mais restritivas para frear o contágio de covid-19 na cidade, mas decidiu aguardar até segunda-feira na intenção de que as medidas sejam tomadas em conjunto por outros municípios da Região Metropolitana.
Publicidade
O prefeito ressaltou que desde o início do mandato é cobrado por setores da sociedade para decretar um lockdown, mas que, segundo ele, não havia necessidade, e agora sim a necessidade é de mais restrições. "Não sou negacionista, nem apavorado e assustado", disse. O prefeito pede para que quem puder, fique em casa, e ressalta a preocupação com a circulação da nova variante brasileira do vírus na capital. "Essa nova variante está levando à internação pessoas mais jovens", comentou.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado hoje, foram identificados, nesta semana, 11 novos casos de variantes de covid-19 na cidade. Destes, 9 são de moradores do Rio. No total, são 54 casos no município do Rio, sendo 22 moradores da cidade.
Publicidade