Prefeitura prorroga medida de restrições para conter a Covid-19Estefan Radovicz / Agencia O Dia

Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio divulgou no Diário Oficial do município, nesta quinta-feira (11), a nova decisão que prorrogou para o dia 22 de março as medidas de restrições que visam conter a rápida proliferação da Covid-19 na capital fluminense. Entretanto, bares e restaurantes tiveram o horário ampliado de 17h para 21h e quiosques, até então proibidos, foram liberados.
O novo decreto libera a volta de ambulantes nas praias que podem trabalhar até às 17h. As lojas vão abrir depois das 10h. 
Publicidade
O prefeito marcou para hoje uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, para divulgar novos números da Covid dentro do município. 
"O que é preciso entender é que são medidas de proteção à vida e não somente de restrições que impedem as pessoas de saírem de casa. É muito importante que a população entenda o que vem sendo feito para contar a contaminação", explicou o secretário Daniel Soranz.
Publicidade
A prefeitura irá proibir a permanência das pessoas nas ruas, espaços públicos e praças entre 23h e 5h. A multa para quem descumprir a determinação é de de R$ 562,42. A nova medida não proíbe a circulação. 
A nova determinação decidiu ampliar o funcionamento em bares, quiosques e restaurantes, que poderão ficar abertos até às 21h, com 40% de sua capacidade total. Após o horário, apenas os serviços de entregas estarão liberados. Na decisão anterior, quiosques estavam proibidos de funcionar. 
Publicidade
Outras atividades presenciais, como Shoppings e comércios vão poder funcionar das 6h ate 20h, respeitando a circulação de público em 40%.  
Ainda não está liberado o retorno de rodas de samba, eventos em casas de shows, festas, espetáculos e feiras especiais. Feiras livres estão liberadas.  
Publicidade
Escolas, bancos, cultos religiosos, farmácias e áreas de lazer não estão incluídos no novo decreto e não sofrem alterações nas regras de funcionamento. 
NÚMEROS 
Publicidade
Os números atualizados da Covid na capital são de 208.071 casos confirmados e 18.002 mortes. A taxa de ocupação dos leitos está em quase 93%. Na última terça-feira (9), o prefeito Eduardo Paes prometeu abrir novos leitos para pacientes diagnosticados com a Covid.