Rio decreta medidas para conter o avanço da Covid-19
Rio decreta medidas para conter o avanço da Covid-19Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - Começam a valer a partir sexta-feira (5), na capital fluminense, as novas medidas restritivas que visam conter o avanço da Covid-19. A decisão do prefeito Eduardo Paes vai até o próximo dia 11 de março. As ações emergenciais foram publicadas nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da Prefeitura do Rio. Bares e restaurantes, por exemplo, não podem funcionar após às 17 horas. 
O decreto proíbe também o funcionamento de boates, quiosques e feiras. Ambulantes não vão poder trabalhar nas praias da capital. A prefeitura também decretou um 'toque de recolher' e vai restringir a permanência das pessoas nas ruas e em espaços públicos das 23h às 5h.
Publicidade
A fiscalização será reforçada nesse período, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes podem reter ou apreender mercadorias, produtos e bens, além de aplicar multas e interditar o local ou estabelecimento que descumprir as regras.
As atividades econômicas com atendimento presencial estão autorizadas a funcionar no horário entre 6h e 20h, mas com circulação de público limitada a 40%.
Publicidade
As restrições no Rio ocorrem em meio ao aumento de contágios no país e ao colapso do sistema de saúde em alguns estados. 
Publicidade
Nesta quarta-feira (3) o governador do Rio em exercício, Claudio Castro, descartou a possibilidade de Lockdown no Estado.