Prefeito Eduardo Paes, dá início aos trabalhos na sede da prefeitura.
Prefeito Eduardo Paes, dá início aos trabalhos na sede da prefeitura.Reginaldo Pimenta/Agência O Dia
Por O Dia
A reunião entre prefeitos do Rio de Janeiro e o governador em exercício Cláudio Castro teve embates sobre medidas mais rigorosas para conter o avanço da pandemia de coronavírus no estado. Mais uma vez, segundo fontes, ficaram em lados opostos os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e o de Niterói, Axel Grael, que defendem restrições mais duras contra a covid-19 nas cidades, e o governador em exercício, além de gestores de outras regiões do estado, que são contra o fechamento. Vale destacar que a Região Metropolitana concentra cerca de 75% da população do Estado do RJ. 
De acordo com uma das fontes, diante da negativa de um fechamento completo das cidades da Região Metropolitana, Paes e Axel então insistiram no feriadão prolongado, o que foi aceito pelo governador, que sugeriu a data de 26 de março a 4 de abril (domingo de Páscoa) para o feriadão. Uma das fontes afirmou que "o martelo só será batido amanhã (hoje) e que o feriadão não deve ser restrito à Região Metropolitana, mas será estendido a todo estado".
Publicidade
Para se ter uma ideia, em encontro com representantes de setores produtivos no sábado, Castro acertou medidas de restrição no estado. Participaram da reunião representantes da Fecomércio, Firjan, bares hotéis e também deputados. Isso teria irritado os prefeitos do Rio e de Niterói, que reclamaram de não terem sido convidados para a reunião, e ponderaram que o "acerto" de sábado, principalmente em relação ao comércio, pode não atender às medidas que devem ser anunciadas hoje por Eduardo Paes e Axel Grael.
Após a reunião, que ocorreu no Palácio Laranjeiras, Paes usou suas redes sociais para comentar o encontro. "Não dá para se imaginar uma situação crítica na rede pública da cidade sem que o mesmo se repita nos demais municípios. Quero lembrar que todos os nossos leitos são regulados pelo governo do estado, como deve ser em um sistema como o SUS. E assim desejamos manter", disse.
Publicidade
No final da tarde de ontem, os dois prefeitos informaram, em nota conjunta, que vão fazer uma reunião virtual com os comitês científicos dos dois municípios hoje de manhã. No início da tarde será realizada uma coletiva no Solar do Jambeiro, em Niterói. Ainda segundo a fonte, "pode ser que na coletiva de hoje as duas cidades adotem medidas mais duras".
Cidades da Região Metropolitana do RJ
Publicidade
O município mais populoso é o Rio de Janeiro, seguido de São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. O maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal é o de Niterói, a quinta maior cidade da região.
Também compõe a área metropolitana: Belford Roxo, São João de Meriti, Magé, Itaboraí, Mesquita, Nilópolis, Maricá, Queimados, Itaguaí, Japeri, Seropédica, Guapimirim, Paracambi e Tanguá. E a partir de 2013, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu (em 2013) e Petrópolis (em 2018).