Joia com desenho de fuzil
Joia com desenho de fuzilDIVULGAÇÃO/PF
Por O Dia
Rio - Agentes da Polícia Federal apreenderam joias, relógios e cordões durante a operação 'Pneu de Ferro', deflagrada para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional e interestadual de armas e munições. Cinco pessoas foram presas nesta terça-feira (1º) - quatro em São Paulo e uma em Orlando, nos Estados Unidos. Na residência de um dos presos, em São Paulo, agentes encontraram um anel e pingentes dourados com desenhos de fuzil.
Publicidade
A PF cumpre sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, que foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Um dos mandados foi cumprido na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, contra um traficante.
Em São Paulo, no bairro Vila Regente Feijó, um Porsche Panamera 4S, que pode custar até R$ 720 mil, foi apreendido na residência de um dos alvos da operação. Além de passaportes, dinheiro, cartões de crédito e um relógio.
Publicidade
As investigações tiveram início em 2019, a partir de apreensões de carregadores de fuzis e acessórios de arma de fogo realizadas no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). No local, os policiais acharam 21 carregadores de fuzis AK-47, calibre 7.62, e um de pistola, escondidos dentro de um pneu.

Os policiais identificaram que os materiais apreendidos eram enviados pela organização criminosa investigada, via postal, das cidades de Kissimmee, Orlando e Tucson, nos Estados Unidos (EUA), e tinham como destino abastecer facções criminosas de atuação nacional.

A PF contou com o apoio da Receita Federal e com a Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA (ICE Homeland Security Investigations), através de seus adidos na Embaixada dos EUA, em Brasília, e nas cidades de Tucson e Miami, nos EUA.

A partir de informações repassadas pela PF às autoridades norte-americanas, deu-se início à investigação também nos EUA o que resultou em diversas apreensões ilícitas e na deflagração no país da Operação Iron Tire (Pneu de Ferro), que também acontece nesta terça-feira.