Praia de Copacabana
Praia de CopacabanaCléber Mendes
Por Karen Rodrigues*
Rio - Durante o anúncio de restrições mais duras durante o 'superferiadão' de dez dias – que está previsto para acontecer de sexta-feira (26) até o Domingo de Páscoa (4), Eduardo Paes agradeceu a colaboração dos cariocas que respeitaram a proibição de banho de mar e de sol na areia das praias da cidade no último fim de semana e manteve a medida pelos próximos dias.
"Mais uma vez obrigado aos cariocas pela colaboração do decreto das praias desse fim de semana. Pra mim foi surpresa nenhuma, porque eu conheço a disciplina dos cariocas", agradeceu o prefeito do Rio.
Publicidade
Segundo Paes, durante o período do novo decreto, as medidas de restrição aplicadas nas praias serão as mesmas tomadas na cidade de Niterói, que permite apenas a prática de atividade física individual nas praias. "Estou me equiparando a Niterói nessa questão das praias", disse.
As práticas de esportes coletivos em praias e parques estão proibidas no Rio e em Niterói. O funcionamento de academias está proibido a partir de sexta-feira. Com as novas medidas, estarão autorizados a funcionar apenas serviços essenciais. Bares, lanchonetes e restaurantes só poderão funcionar no esquema drive thru ou entrega. Contudo, a campanha de vacinação contra a doença não será interrompida.
Publicidade
Novas restrições
Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, anunciaram, na tarde desta segunda-feira, que os dois municípios vão adotar restrições mais duras durante dez dias. A decisão acontece com base nas recomendações dos comitês científicos do Rio e de Niterói, que orientaram novas medidas de combate à pandemia da covid-19.
Publicidade
Não poderão abrir:
. Lojas de comércio não essencial;
. Shoppings;
. Bares, lanchonetes e restaurantes (só podem funcionar no esquema drive thru ou entrega);
. Boates;
. Danceterias;
. Museus;
. Galerias;
. Bibliotecas;
. Salões de cabeleireiro;
. Clubes;
. Quiosques;
. Parques de diversão;
. Escolas;
. Universidades;
. Creches;
. Eventos esportivos (incluindo jogos de futebol);
. Permanência nas praias (exceto atividades físicas individuais).
Publicidade
Poderão funcionar:
. Supermercado;
. Farmácia;
. Transporte;
. Comércio atacadista;
. Pet shop;
. Lojas de material de construção;
. Locação de carros;
. Serviços funerários;
. Bancos;
. Serviços médicos;
. Mecânicas e loja de autopeça;
. Hotelaria, com serviço de alimentação restrito a hospedes;
. Igrejas;
. Postos de combustíveis.
Publicidade
Durante a coletiva, Eduardo Paes afirmou que o município do Rio irá ajudar financeiramente os ambulantes da cidade. "É hora de novo de mostrar solidariedade, é hora de estender a mão", disse.
O prefeito do Rio também pediu que as pessoas ajudem o comércio local durante o período de dez dias de feriado decretado.
Publicidade
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes.