20 toneladas de resíduos foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Praça Seca, Zona Oeste do Rio
20 toneladas de resíduos foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Praça Seca, Zona Oeste do RioDivulgação / Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Por O Dia
Rio - Um lixão clandestino com 20 toneladas de entulho de obras de construção civil foi fechado nesta terça-feira (23), em frente à Vila Olímpica de Mato Alto, na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A Polícia Civil investigou o caso e conduziu dois suspeitos pela prática do crime ambiental à 28° DP (Campinho).
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o despejo irregular estava causando enchentes, perda de infraestrutura de drenagem por entupimento de galerias e assoreamento de canais na região, além da poluição e aumento desnecessário dos custos da administração pública para fazer a retirada.
Publicidade
Entre as 20 toneladas de resíduos, a secretaria identificou diferentes tipos de materiais gerados em reformas, reparos e demolições de obras, bem como entulho de escavação de terrenos.
A secretaria estima que 2,7 mil toneladas de resíduos de construção civil são gerados diariamente na cidade do Rio. Deste valor, 1,5 mil não recebem a destinação ambiental adequada. De acordo com a pasta, muitos carroceiros e empresas não credenciadas destinam irregularmente, descartando, muitas vezes, vazadouros clandestinos ou vias públicas.
Publicidade
O fechamento do lixão foi uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a Subprefeitura de Jacarepaguá, Polícia Militar, Polícia Civil,Comlurb e Cet-Rio.