Prefeitura do Rio anuncia auxílio financeiro de R$ 100 milhões a 900 mil cariocas
Prefeitura do Rio anuncia auxílio financeiro de R$ 100 milhões a 900 mil cariocasBeatriz Perez / Agência O DIA
Por Beatriz Perez
Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que na quinta-feira (25) deve anunciar medidas para aliviar o prejuízo de pequenos setores da economia carioca com a decretação de um período de dez dias de restrição nas atividades econômicas. Nesta quarta-feira foi anunciada uma ação emergencial para aliviar 14% da população mais vulnerável da cidade.
O prefeito do Rio alegou que os municípios não têm recursos para auxiliar financeiramente a população e evitar a "quebradeira" das empresas e cobrou políticas nacionais. Ele defendeu que dispositivos como a Lei de Responsabilidade Fiscal sejam deixadas de lado para "matar a fome" dos brasileiros.
Publicidade
"A Câmara Municipal tem recebido muitas pressões de atores econômicos e vai sentar conosco hoje (24) para que a gente possa consolidar algo que estamos preparando para apresentar amanhã", disse. Os setores que receberão ajuda são pequenos atores econômicos, como pequenos bares, restaurantes e comércio, especificou.
"Eu clamo por uma política nacional. Nós vivemos num país enorme, forte, grande, que tem condições e a gente precisa de uma política nacional para enfrentar essa tragédia humanitária que estamos vivendo para que alivie as contas das pessoas mais pobres, os atores econômicos que geram empregos, os governos que tem obrigações", cobrou o prefeito.
Publicidade
"Quero deixar esse apelo ao Congresso e ao Poder Executivo Nacional. Certos valores tão caros ao Brasil como a Lei de Responsabilidade Fiscal devem ser, neste momento, deixada de lado para matar a fome das pessoas e evitar quebradeira de empresa", reforçou.