Operação contra esquema de fraude envolve políticos e empresários na cidade de Carmo
Operação contra esquema de fraude envolve políticos e empresários na cidade de CarmoDivulgação
Por O Dia
Carmo - A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual realizam, no interior do Rio de Janeiro, a "Operação Chorume", nesta quinta-feira (25), contra políticos e empresas prestadoras de serviços de coleta de lixo envolvidas em um esquema de corrupção. Três pessoas foram presas, sendo uma vereadora e o ex-secretário de Meio Ambiente de Carmo, além de um empresário.
O nome da operação faz alusão ao chorume, subproduto do lixo em decomposição. A ação foi motivada por meio de uma investigação que apura superfaturamento do contrato de coleta de lixo pela antiga gestão da Prefeitura de Carmo. Em um trabalho de inteligência, os agentes coletaram conversas telefônicas em que políticos negociavam propina. Em uma das sessões na Câmara de Vereadores de Carmo, em dezembro de 2020, foi aprovado crédito suplementar para pagar determinados serviços, que não foram prestados pela empresa de coleta de lixo, com sede em Campos dos Goytacazes.
Publicidade
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos e, nesta quinta-feira, os agentes realizaram a operação nos municípios de Carmo, Macaé, São Fidélis e Campos dos Goytacazes. As investigações continuam para apurar o envolvimento de outras pessoas.