Prefeitura registra 864 autuações em ações de fiscalização neste sábado
Prefeitura registra 864 autuações em ações de fiscalização neste sábado Divulgação / Secretaria Municipal de Ordem Pública
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio registrou 864 autuações -  entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias - no segundo dia de parada emergencial na cidade do Rio, no sábado (27). Foram aplicadas 60 multas a bares, restaurantes e ambulantes e 19 estabelecimentos foram fechados por não cumprirem com as regras determinadas pelo decreto. No primeiro dia de fiscalização foram registradas 736.
Publicidade
A operação contou com agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar. Os comboios de fiscalização estiveram em locais de Santa Cruz, Zona Sul, Méier, Bangu, além da atuação da Guarda Municipal por todo o município.
As fiscalizações também contaram com bloqueios móveis em pontos estratégicos da cidade para coibir a entrada de ônibus e vans fretados, que estivessem descumprindo as determinações da Prefeitura.

Guarda Municipal

As forças-tarefa da Guarda Municipal realizaram fiscalizações nas zonas Sul, Norte e Centro do Rio, como Lapa, Tijuca, Flamengo, Vila da Penha, Vila Isabel, Ilha do Governador, Gávea, Leblon, Jacarepaguá, Campo Grande, entre outros. Os agentes estiveram em pontos onde são registradas aglomerações e nas denúncias enviadas por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura do Rio.
Publicidade
Também houve patrulhamento em toda a orla da cidade para orientar banhistas sobre a proibição da permanência na areia. As rondas acontecem nas praias do Leme ao Pontal, incluindo Flamengo, Botafogo, Joatinga e Urca. As praias da Zona Oeste, da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes contaram com patrulhamento. Para restringir o acesso às praias de Grumari, Prainha e Barra de Guaratiba, bloqueios foram instalados na Avenida Estado da Guanabara e na Estrada da Barra de Guaratiba.

Durante as ações de patrulhamento, o som das viaturas foi utilizado para emitir mensagens sonoras com orientações de prevenção do contágio do novo coronavírus, como lavar as mãos e o uso da máscara de proteção facial. As ações são realizadas em pontos que registram grande movimento de pessoas como praias, praças e paradas de transporte público.

O patrulhamento também foi reforçado nas estações do BRT, nos três corredores do sistema, Transcarioca, Transolimpica e Transoeste, com equipes atuando para coibir aglomerações e a ocorrência de calotes.